E AGORA, PASSADOS SEIS ANOS DA SUA CONSTRUÇÃO. COMO ESTÁ O BAGWALL NA ILHA DA CROA?


And now, after six years of coastal work. How’s the Bagwall on Croa island?


Visitamos ontem a obra do Dissipador de Energia Bagwall na ilha da Croa, na Barra de Santo Antônio que completou no final de janeiro seis anos de existência.




Visitando o Bagwall na ilha da Croa.  Foto: Autoral

A ilha da Croa está localizada na margem esquerda da foz do Rio Santo Antônio, no município de Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas. A distância do município para Maceió, capital de Alagoas é de 77 km. Suas belas praias são um forte atrativo econômico para o desenvolvimento do turismo na região. 


Desde 2005, instalou-se um forte processo erosivo na margem esquerda do Rio Santo Antônio, provocando o desaparecimento de duas quadras de ruas existentes na ilha da Croa. O processo erosivo instalado no local é conhecido como efeito molhe hidráulico muito comum na foz dos rios. O papel da deriva litorânea de sedimentos nas planícies costeiras, mostram a interação entre o fluxo fluvial e à deriva litorânea de sedimentos que se processa de duas maneiras: a) o efeito molhe e b) migração da desembocadura.

O processo erosivo instalado na ilha da Croa em 2011, requereu medidas mitigadoras para garantir a preservação do patrimônio público e privado, sendo necessário a construção de obra de proteção costeira para conter o processo erosivo no local, buscando no projeto o menor impacto possível ao meio ambiente. O município de Barra de Santo Antônio adotou como solução para conter a erosão marinha o Bagwall.

Em 2012, a obra foi construída em caráter emergencial, com uma extensão de mais de 1 km, sendo concluída em janeiro de 2013.

O vídeo mostra o funcionamento do dissipador de energia dissipando a energia das ondas na praia.


A obra obteve o êxito esperado contendo a erosão marinha no local, e por dissipar a energia das ondas, não ocorreu a transferência do processo erosivo para áreas adjacentes.

É possível observar a onda reativa após incidência do trem de ondas no Bagwall.  Foto: Autoral


Bagwall funcionando na ilha da Croa após a maré de Perigeu ocorrida há seis dias. 


FONTE: BLOG MARCO LYRA

Comentários

Mais visitados