Avanço do mar provoca situação de emergência no RN; veja vídeo

Ritmo de avanço do mar pode causar uma inundação na cidade de Canguaretama
dezembro 26, 2018 às 17:37 - Por: Redação OP9


A força do mar que provocou uma erosão costeira na Praia da Barra do Cunhaú preocupa a Prefeitura de Canguaretama, no Leste potiguar, que decretou situação de emergência nesta quarta-feira (26).
Moradores da região trabalham em conjunto com a equipe da prefeitura na construção de uma parede de pedras para conter o avanço do mar. De acordo com o decreto de emergência, a erosão costeira já avançou cerca de 100 metros e destruiu casas, além de afetar a Rodovia Estadual (RN-269), bloqueando a locomoção de moradores e turistas.
“Como os engenheiros e geólogos apontaram, a situação é urgente. Ou seja: vamos buscar uma solução definitiva para resolver o problema, mas isso leva muito tempo e necessita de muitos recursos que vamos batalhar seja onde for preciso” destacou a prefeita da cidade, Fátima Marinho.
De acordo com Emilly Rodrigues, secretária de Pesca do município, caso a maré ultrapasse a barreira de pedras e a RN-269, o avanço pode causar uma inundação na cidade, que fica três metros abaixo do nível do mar.
Especialistas destacam que o fenômeno é um processo natural constante e que apenas agora afetou os moradores da região. “Houve alguma mudança na região no período, que ainda precisamos estudar com maiores detalhes, mas que está causando esse tipo de problema agora”, apontou o geólogo Vanildo Pereira, da UFRN.
Assista o vídeo no link abaixo:
https://www.op9.com.br/rn/noticias/avanco-do-mar-provoca-situacao-de-emergencia-no-rn-veja-video/
FONTE: OP9

Comentários

Mais visitados