Mudanças climáticas ameaçam a infraestrutura da internet, alertam cientistas

Elevação do nível do mar vai afetar redes de fibra ótica e centros de processamento de dado




Redes de fibra ótica e centros de processamento de dados serão afetados - Mike Segar / Agência O Globo 

MONTREAL — Com o clima em mutação, os cenários preveem que o aumento das temperaturas do planeta irá provocar a elevação do nível das águas do mar, pela expansão térmica e o descongelamento de geleiras. Caso as previsões se concretizem, cidades costeiras serão devastadas, espécies de plantas e animais serão extintas e, conforme alertaram cientistas nesta segunda-feira, o mundo pode ficar sem internet.
O estudo foi conduzido por pesquisadores das universidades Wisconsin-Madison e do Oregon, ambas nos EUA, comparando informações do Atlas da Internet — um mapa global da infraestrutura física da internet — com as projeções da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional sobre o impacto da elevação do nível do mar. Os resultados indicam que redes de fibra ótica, centros de processamento de dados e pontos de troca de tráfego serão afetados. E muito antes do que se imaginava.
A maior parte do dano previsto para os próximos cem anos acontecerá, cedo ou tarde — afirmou Paul Barford, professor de Ciência da Computação na Wisconsin-Madison, durante o evento Applied Networking Research Workshop, em Montreal, no Canadá. — Isso nos surpreendeu. A expectativa é que teríamos 50 anos para nos planejar, mas não temos todo esse tempo.
O estudo sugere que em 2033 mais de 6,5 mil quilômetros de cabos de fibra ótica e 1.100 pontos de troca de tráfego ficarão submersos, apenas nos EUA. As cidades americanas mais suscetíveis são Nova York, Miami e Seattle, mas os efeitos não ficarão restritos a essas regiões e devem afetar o funcionamento de toda a internet, alerta Barford, com potencial para interromper as comunicações globais.
As cidades litorâneas concentram grande parte da infraestrutura de internet, por serem pontos de conexão intercontinentais. Normalmente, os cabos aproveitam traçados já existentes e são enterrados nas margens de ruas e estradas. Diferente dos cabos submarinos, as redes de fibra ótica são apenas resistentes à água, mas não à prova d’água.
Imagem mostra como as inundações irão afetar a infraestrutura de internet em Nova York - Paul Barford/University of Wisconsin-Madison

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/mudancas-climaticas-ameacam-infraestrutura-da-internet-alertam-cientistas-22894894#ixzz5LkkfJdVE 
stest 


FONTE: O GLOBO

Comentários

Mais visitados