Ministério da Integração reconhece situação de emergência devido ao avanço do mar em Mucuri, no sul da Bahia

Quatro ruas e quatro transversais desapareceram por conta de erosão. Prefeitura da cidade havia pedido ajuda ao governo federal em maio.



Barracas são derrubadas por conta do avanço do mar no litoral baiano (Foto: Athylla Borboema/Teixeira News)

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência da cidade de Mucuri, no sul da Bahia, na terça-feira (3). Desde o mês de abril, o município enfrenta dificuldades por conta da erosão marinha que atinge a orla.

Conforme a Defesa Civil de Mucuri, trechos da costa da cidade foram reduzidos 400 metros, no período de 10 anos. Quatro ruas e quatro transversais desapareceram, por conta da erosão. A prefeitura informou que o caso já gerou um prejuízo de mais de R$ 6 milhões.

Com a situação de emergência reconhecida, o município vai poder captar recursos com mais rapidez, para fazer obras de contenção da erosão marinha.

A prefeitura do município tinha publicado um decreto por conta da situação no dia 28 de abril, mas a Defesa Civil Estadual só autenticou o estado no dia 19 de maio. A partir disso, o governo federal solicitou que a prefeitura desse informações sobre o caso, para que a questão fosse oficializada.

Erosão marinha causa derubada de imóveis na cidade de Mucuri, no sul da Bahia (Foto: Athylla Borboema/ Teixeira News)

Erosão marinha causa derubada de imóveis na cidade de Mucuri, no sul da Bahia (Foto: Athylla Borboema/ Teixeira News)

MUCURI

FONTE: G1 BAHIA

Comentários

Mais visitados