Jornal de Goiânia – Novo porto de pesca do Togo vive momentos de temores de erosão costeira - Jornal VER7: https://ver7.com.br/jornal-de-goiania-novo-porto-de-pesca-do-togo-vive-momentos-de-temores-de-erosao-costeira.html

Na aldeia à beira-mar de Agebkope, na costa do Togo, as casas foram varridas para o mar e outras balançam à beira do mar à medida que a erosão costeira piora



Jornal de Goiânia - Novo porto de pesca do Togo vive momentos de temores de erosão costeira.

A vila de pescadores de Agbekope e outras comunidades costeiras ao longo da costa do Togo viveram por muito tempo com as conseqüências da erosão causada pelos fortes ventos e ondas do Oceano Atlântico. “Várias casas de vários andares já desmoronaram e nosso cemitério foi afetado também”, disse o chefe da aldeia, Jean-Dolayi Duevi. “Nós tivemos que exumar 47 corpos e movê-los para o cemitério em Baguida” perto da capital, Lomé, disse à AFP.
A erosão afeta as comunidades costeiras ao redor do mundo, mas está se tornando um grande problema ambiental e social no Togo, onde cerca de 22.000 pessoas dependem da pesca para ganhar a vida. A ação implacável do vento e das ondas está se dissipando entre cinco e dez metros de costa a cada ano, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Togo. Mas em alguns lugares, está comendo até 25 metros na costa. Casas foram varridas para o mar e outras estão à beira do abismo, afetando a maior parte dos 56 quilômetros do litoral, algumas estimativas sugerem.
O Togo é um dos seis países da África Ocidental a receber US $ 210 milhões (180 milhões de euros) em financiamento do Banco Mundial para consertar dunas, construir diques e diques. O aumento das marés como resultado da mudança climática, bem como da atividade humana, é responsabilizado pelo problema. Em Agbekope, os moradores culpam os danos na construção e expansão do porto de águas profundas em Lomé desde o final dos anos 60. Outros apontam o dedo para um novo porto de pesca que está em construção desde abril do ano passado. – sedimento interrompido – O novo porto deve abrir em fevereiro e tem sido financiado principalmente por 14,4 bilhões de francos CFA (US $ 25 milhões / 22 milhões de euros) da agência de desenvolvimento do Japão. 
O governo do Togo contribuiu com mais 2,1 bilhões de francos CFA. Os 178 barcos de pesca que usam o porto existente dilapidado e superlotado operarão a partir dos novos berços, permitindo que eles se preparem para viagens, capturas de terra e atracem com mais segurança. Também acomodará cerca de 300 pessoas envolvidas na distribuição de produtos de peixe. Mas as comunidades pesqueiras temem que o novo porto também possa prejudicar aqueles que deveriam ajudar, aumentando a erosão e forçando os moradores a se mudarem para o interior. “O local de construção do novo porto de pesca que fica ao lado de nossa aldeia nos assusta”, disse Ben Vonor, 57 anos, que vive em Agbekope. “O mar também avançava muito antes, mas muito mais lento. Desde que começaram a colocar pedras em todos os lugares, estão progredindo muito mais rápido e as mudanças podem ser vistas diariamente.”
Tchannibi Bakatimbe, gerente de projetos do Ministério do Meio Ambiente do Togo, disse que a expansão do porto de águas profundas nos últimos anos interrompeu o acúmulo de sedimentos. A direção das correntes de água mudou e a areia é impedida de ser depositada. Em vez disso, sedimentos na praia são levados embora. Os moradores locais também contribuem para a erosão costeira, coletando areia e cascalho para construir casas como fonte de renda.
Não houve comentários imediatos das autoridades no principal porto, que controla a maior parte do comércio internacional do Togo e é um centro de trânsito para os países vizinhos sem litoral. – Relocation, compensação – O chefe do Agbekope, Duevi, é também o coordenador do comitê de desenvolvimento da vila, que representa várias comunidades à beira-mar desde 2016. O órgão agora quer que o governo tome medidas para realocar aldeias inteiras no interior e pagar-lhes uma compensação pela perda de seus meios de subsistência.
Alguns aldeões – desconfiados do governo depois de terem sido decepcionados por falsas promessas no passado – são cautelosos em obter uma resposta a tempo e estão fazendo seus próprios arranjos. Jeremy Assogbe, um segurança de 62 anos, disse: “Esta é a terceira vez que vou ter que me mudar. Estou na costa há pelo menos 10 anos … “Eu não vou mais ficar no litoral desta vez porque sofri muito aqui. É muito difícil aqui.” Outros são mais otimistas, esperando que, uma vez em uso, o novo porto lhes permita capturar mais peixes. Mas mesmo assim há perigos. Os bancos de pesca poderiam ser empurrados de volta ao oceano, forçando os pescadores a se aventurarem mais longe da costa, deixando eles e seus pequenos barcos de madeira à mercê das poderosas ondas.

FONTE: VER7
- Jornal VER7: https://ver7.com.br/jornal-de-goiania-novo-porto-de-pesca-do-togo-vive-momentos-de-temores-de-erosao-costeira.html


Comentários

Mais visitados