Diferentes abordagens à temática marítima no Mar Film Festival

O Mar Film Festival, que se realiza de 19 a 21 de abril, no Museu Marítimo de Ílhavo, vai exibir um conjunto de documentários e filmes de ficção, assim como de animação, tendo o mar como referência.
Segundo a organização, os filmes selecionados para a edição deste ano "exploram assuntos tão diversos como a poluição marítima, a vida das gentes do mar, momentos de perda e de reencontro testemunhados pelo oceano, contos inspirados na magia do mar e na erosão costeira".
Vão estar em exibição alguns filmes recentes, sendo de 2017 "Arte al agua. Los bacaladeros de Terra Nova", de Olivier van der Zee, e "Um conto de duas cidades", de Morag Brennan e Steve Harrison.
De 2016 serão exibidos "A plastic ocean", de Graig Leeson, "A luz entre os oceanos", de Derek Cianfrance, "A canção do mar", de Tomm Moore, "Mar de Sines. A resiliência das gentes do mar", de Diogo Vilhena, e "Deriva litoral. O impacto da erosão costeira em Portugal", de Sofia Barata.
O filme mais antigo presente no Festival é de Joaquim Sapinho, "Deste lado da ressurreição", produzido em 2011.
Cada um dos filmes será comentado por um convidado relacionado com o tema, estando prevista, em alguns casos, a presença do realizador.
A apresentação será intercalada pelas curtas-metragens concorrentes ao prémios Novas Vistas Lumière, "onde se procura recuperar a essência dos primeiros filmes dos irmãos Lumière", e pelos vídeos participantes na iniciativa Riamar, desenvolvida com escolas do Município, este ano sob o tema "Um Mar de Mulheres".
"O Mar Film Festival é, também, um festival que homenageia cineastas com obra ligada à temática marítima. Nesta segunda edição, destaca-se Manuel Matos Barbosa, autor de obras sobre a Ria de Aveiro, algumas das quais exibidas e premiadas internacionalmente", salienta a organização.
Lusa / Fim
Fonte: DN Lusa 

Comentários

Mais visitados