Município busca apoio para recuperação de Abricó

Prefeito levou um pedido de cooperação técnica e repasse de verbas para a recuperação da Orla, no trecho que vai da Praia da Tartaruga à do Abricó.




Prefeito Carlos Augusto busca apoio em Brasília para recuperação da orla da praia do Abricó. / Imagem: José Antonio,

Como muitos sabem, moradores da Praia do Abricó em Rio das Ostras vivem hoje uma realidade muito difícil por conta da erosão e avanço do mar. Nesta quarta-feira, dia 17, o prefeito Carlos Augusto Balthazar esteve em Brasília para buscar apoio junto ao Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, a fim de resolver o problema. Na ocasião, ele levou um pedido de cooperação técnica e repasse de verbas para a recuperação da Orla, no trecho que vai da Praia da Tartaruga à do Abricó. O prefeito também apresentou ao ministro um estudo sobre os impactos da erosão na região.
Segundo o mestre em Geologia, Daniel Fernandes, que elaborou sua tese de mestrado justamente em cima do avanço do mar em Rio das Ostras, o problema é muito complexo e tem como origem vários fatores, que vão desde a construção da barragem de Jurtunaíba, no Rio São João, entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, passando pela ação do homem em todo trecho do corpo hídrico, à ocupação desordenada da foz em Barra de São João, incluindo ainda as características geográficas da grande enseada localizada entre Rio das Ostras e Búzios.
Com base nesse estudo elaborado pelo geólogo, a solução definitiva para o problema só será possível com a participação direta dos Governos Federal e Estadual, disponibilizando apoio técnico e financeiro aos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, incluindo Barra de São João, e Búzios.
“O engordamento da praia e a construção de barreiras no mar para reduzir a energia das ondas que atingem a orla dessa região são fundamentais, além de ações de recuperação ambiental no Rio São João e sua foz,” ressaltou Daniel.
De acordo com Carlos Augusto, ele pediu esse apoio para a recuperação dessa área, visto que atualmente o município não dispõe de recursos para realizar a obra. O prefeito disse que o ministro se mostrou sensível à urgência de se resolver o problema e se comprometeu em colocar o caso na pauta do Governo Federal.
“Vamos buscar incansavelmente a solução para este problema junto ao Governo Federal. Caso não tenhamos êxito pela via política em curto prazo, acionaremos judicialmente a União e o Estado para que cumpram com suas obrigações”, pontuou.
MEDIDAS REALIZADAS – O prefeito de Rio das Ostras ainda deixou claro que as medidas preventivas que cabem ao município estão sendo tomadas desde o início de sua gestão e que, no final do ano passado, foi sancionada uma lei isentando os moradores das propriedades atingidas na localidade do pagamento do IPTU.
Também de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Werther Albuquerque, a situação da orla entre as Praias da Tartaruga e Abricó piorou muito em virtude da falta de implementação de medidas preventivas nos últimos anos.
“A desobstrução de bueiros e das redes de drenagem só voltou a acontecer rotineiramente no inicio do ano passado, o que acabou colocando em risco, inclusive, um trecho da Avenida Amaral Peixoto”, registrou.
FONTE: CIDADE 24 HORAS


Comentários