Matosinhos investe 2,6 ME em projetos de valorização da orla costeira (Portugal)

A Câmara Municipal de Matosinhos vai investir 2,6 milhões de euros em projetos de salvaguarda e valorização da orla costeira que tem "extensas" áreas com "visíveis" processos erosivos e sujeitas a fortes pressões.

"Sendo, pois, da maior relevância promover a sua proteção, sobretudo porque é nesta faixa litoral que se concentra uma grande parte da população e das atividades económicas do concelho", disse o município, num comunicado enviado hoje à Lusa.

As intervenções têm como principal objetivo a proteção e conservação da linha de costa, antecipando riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas, através de soluções eficientes e resilientes de proteção costeira, explicou.

As empreitadas são financiadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR/Portugal 2020), revelou.

Uma das obras assenta na consolidação do talude entre a Praia da Conchinha e a Praia do Cabo do Mundo recorrendo a revestimento vegetal, minimização de risco associado à instabilidade das arribas e relocalização para nascente de 12 quilómetros de infraestruturas de forma a evitar os danos do avanço do mar.

Estas medidas resultaram das várias medições elaboradas pela autarquia, nas duas últimas tempestades que fustigaram a costa de Matosinhos, salientou.

A reabilitação e deslocalização dos sistemas de proteção dunar e dos acessos às praias, complementados com o reforço do sistema de regeneradores dunares, com vista à proteção e reabilitação de sistemas costeiros naturais, nomeadamente dunares, é outra das intervenções previstas.

No âmbito destas empreitadas, também o Ribeiro da Boa Nova será intervencionado com a regularização do terreno e do deck em madeira no acesso de emergência à praia, assim como a consolidação da ponte para minimizar o risco associado à instabilidade das arribas.

A apresentação destas medidas surgiu no âmbito do hastear da Bandeira Azul nas onze praias do concelho que, este ano, exibem o atestado de qualidade atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, mais uma do que em 2016.

Fonte: dn.pt

Comentários

Mais visitados