Avanço no mar em Atafona dá trégua (RJ)


Como previsto pela Defesa Civil de São João da Barra, nesta segunda a maré voltou a dar trégua em Atafona. Estado que se manterá pelos próximos sete dias, segundo previsão do órgão. Já de acordo com moradores, o problema agora é a quantidade de areia que se alojou nos estabelecimentos. No último sábado, o avanço do mar de Atafona ganhou destaque no cenário nacional, em reportagem exibida no Jornal Hoje, da Rede Globo.
O coordenador na Defesa Civil, Adriano Assis, informou que segue com o monitoramento no local. “O estado de alerta já não se encontra mais”, disse ele ao acrescentar que os serviços de remoção de areia estão sendo realizados de acordo com as solicitações dos moradores e comerciantes.

A reportagem da Rede Globo reforçou as consequências causadas pelo fenômeno e destacou a possível solução, que seria a obra de contenção do mar e revitalização da orla. No vídeo, o secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, deu seu parecer. “A gente sabe que é uma situação complexa. É uma obra de grande volume financeiro, mas é uma obra sonhada e importante que precisamos realizar no município” disse. Pelo Facebook, a prefeita Carla Machado acrescentou: “com isso, esperamos sensibilizar as esferas estadual e federal para que nos ajude a solucionar essa situação”.

Ainda no dia 24, o cantor Elymar Santos vestiu a camisa de um dos movimentos à favor de Atafona, no show de comemoração ao padroeiro da cidade. O artista prometeu voltar a fazer show no município no Réveillon “se tudo der certo”.

Os movimentos pela contenção do mar de Atafona e Barra do Açu seguem firmes. O abaixo-assinado está disponível no site da Prefeitura e já conta com quase três mil assinaturas.

Fonte: Folha 1

Comentários

Mais visitados