Avanço do mar causa erosão de parte da BR-367 e preocupa motoristas e pedestres (BA)

Situação ocorre entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul do estado, desde o ano passado.

Parte do asfalto da BR-367, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, onde fica a praia de Ponta Grande, está cedendo por causa da erosão provocada pelo avanço do mar. A situação ocorre desde o ano passado e ainda não foi solucionada.

Além dos danos ao asfalto da rodovia federal, árvores estão caindo e há rachaduras em diversos pontos da estrada. Há 3 anos, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), construiu um paredão de pedras para tentar conter o avanço do mar.

Acontece que essa estrutura não tem sido suficiente, porque no ponto onde o paredão acaba a destruição tem sido ainda mais devastadora. A infiltração da água por debaixo da pista já provoca o desmoronamento do asfalto.

Do alto [como nas imagens da reportagem acima], dá para perceber que o acostamento já cedeu e a setas refletoras tiveram que ser colocadas no meio de uma das pistas. Essa situação obriga muitos motoristas a irem pela contramão.

Além de pedestres e motoristas que precisam passar pela pista todos os dias e sentem os reflexos dessa erosão, os cabaneiros têm investido em obras de contenção para evitar prejuízos. Em outubro do ano passado, o Dnit disse que seria construída, ainda em 2016, uma pista de desvio, mas apenas o recapeamento do asfalto foi feito.

A assessoria do Dnit disse que existe um projeto de mudança do traçado desse trecho da estrada, que depende da aprovação do órgão, em Brasília. Enquanto isso, ainda segundo o Dnit, um projeto menor está sendo elaborado para resolver o problema, mas ainda não tem data para execução.

Fonte: G1

Comentários

Mais visitados