Reunião discute Projeto de Recuperação da Orla da Praia de Atafona, em São João da Barra (RJ)

13:22 Marco Lyra | Engenheiro Civil | Especialista em Obras de Defesa Costeira. 0 Comentarios


titulo da notícia

Aconteceu ontem (03), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), na cidade de Campos dos Goytacazes, uma reunião para discutir o projeto de recuperação da orla da Praia de Atafona, no 2º Distrito de São João da Barra.

Numa parceria do gabinete do então deputado Roberto Henriques com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), foi elaborado um estudo para viabilizar a obra de contenção do mar. "Ficou atestado pelo primoroso estudo, que as construções de barragens para geração de energia, acrescido do volume desviado para o abastecimento da Cidade do Rio de Janeiro e sua área Metropolitana, são causas do avanço do Mar em Atafona. Com a chancela do INPH, o município de São João da Barra tem em mãos algo de concreto para orientar os passos para a tão sonhada conquista de ver Atafona recuperada", disse o ex-deputado. 

Integrante do movimento SOS Atafona, Verônica Ammar deseja que a Prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), veja com urgência o projeto do INPH.

"Várias pessoas estão perdendo seu patrimônio e com ele suas histórias que são impagáveis. Criei o grupo SOS ATAFONA junto com Dr. Geraldo Machado que vem brilhantemente lutando pelo nosso direito de ir e vir. Não vamos desistir. Todos temos uma história com a nossa amada Atafona e não vamos desistir nunca de lutar por ela. Parabéns em especial ao (ex-)Deputado Roberto Henriques que conduziu muito bem a nossa reunião. Que o Presidente da Câmara, Aluízio Siqueira, consiga passar a produtividade que foi a reunião com muita clareza para a Prefeita Carla Machado que precisa ver os estudos do INPH com urgência", disse ao Portalozk.com Verônica Vieira Coelho Ammar.

O também integrante do movimento SOS Atafona, Rafael Magalhães Gama, disse ao Portalozk.com que a apresentação do projeto nesta reunião "trata-se de uma luz no fim do túnel, que visa devolver aos moradores de Atafona o direito de ir e vir, além do contato direto com o mar", disse também que é o "início de uma caminhada árdua e faz-se necessário o apoio de todos na luta coletiva pelo direito geral. É necessária a intervenção do poder público municipal garantindo a liberdade propriamente cerceada. A luta não para", finalizou.

O encontro teve como objetivo a rearticulação das ações por Atafona com todos imbuídos pelo espírito da colaboração e coletividade. Participaram da reunião o Deputado Federal Paulo Feijó, o Presidente da Câmara de Vereadores de São João da Barra Aluizio Siqueira (PP), vereador sanjoanense Ronaldo Gomes, membros do Movimento SOS Atafona, o ex-deputado estadual Roberto Henriques e o mobilizador da reunião, o veranista Atafonense Milton Caldas.


Fotos: Leonardo Ferreira
Fonte: http://www.portalozk.com

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga