UA ajuda a combater o avanço do mar (Portugal)

1gaga

DECivil da Universidade de Aveiro desenvolve ferramenta que ajuda a gerir a erosão costeira. Distinguida no Sea Call for Innovators, a Ferramenta COMASO pretende aumentar a eficácia da proteção das zonas litorais. 

Como será o futuro das nossas praias? Como devemos intervir para proteger as zonas litorais? Até que ponto é eficaz a gestão costeira em Portugal? Estas são algumas das questões que surgem após os eventos de temporal recorrentes na nossa costa e que, nos últimos anos, motivaram uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro (UA) a desenvolver ferramentas que auxiliem a gestão costeira e contribuam para a sua eficácia.

“A tempestade que assolou Portugal nos últimos dias é o mais recente exemplo do potencial destrutivo do mar e do perigo que representa para as zonas costeiras”, lembra Carlos Coelho, investigador do DECivil e responsável pelo desenvolvimento da ferramenta Coastal Management Solutions (COMASO). 

A ideia que baseia o desenvolvimento da ferramenta, aponta Carlos Coelho, corresponde a dar resposta a três fases principais de análise, no processo de gestão costeira: fácil identificação dos locais de maior risco de erosão costeira, permitindo hierarquizar prioridades no que concerne às necessidades de intervenção; capacidade de projeção da posição da linha de costa para diferentes cenários de intervenção de defesa costeira (módulo LTC); dimensionamento de estruturas de defesa costeira a adotar na intervenção (módulo XD-Coast).

Esta ferramenta deverá permitir identificar os custos e benefícios que as medidas de mitigação do problema de erosão representam, em horizontes temporais de dezenas de anos, suportando as decisões futuras de engenheiros, gestores e planeadores do litoral. 

O COMASO foi um dos participantes na Sea Call for Innovators. Esta iniciativa decorreu na UA, no passado dia 31 de janeiro, inserida no projeto NOE-Noroeste Empreendedor, dinamizado pela UA, em parceria com a Universidade do Porto e a Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho), cofinanciado pelo FEDER, através do Compete 2020. Com uma proposta de Soluções para a Gestão Costeira, a equipa do DECivil foi premiada e irá beneficiar de apoio (consultoria) para a elaboração de estudos de patenteabilidade e/ou vigilânciatecnológica da ferramenta.

Fonte: www.forum.pt

Comentários

Mais visitados