PCP Madeira propõe criação de comissão para definir estratégia de salvaguarda da praia do Porto Santo (Portugal)

18:49 Jaime Guimarães Júnior | assessoria 0 Comentarios


PCP Madeira propõe criação de comissão para definir estratégia de salvaguarda da praia do Porto Santo

“Surgem novas indicações sobre ameaças e riscos que se colocam à praia da Ilha do Porto Santo. Apesar de todas as ameaças e riscos ainda será possível intervir com o objectivo de não só conservar o ecossistema dunar existente na faixa sul da praia da Ilha do Porto Santo, travando os avanços do mar, mas também, com o objectivo de melhor proteger a biodiversidade do cordão dunar para melhor o defender”. Quem o diz é o deputado do PCP, Edgar Silva, que hoje deu uma conferência, na Assembleia Regional da Madeira, onde manifestou preocupações com o que se passa na ilha dourada e fez uma proposta concreta.

“Por estas razões, o PCP apresentou a proposta para constituir a Comissão Eventual para a Definição da Estratégia Regional para a Salvaguarda da Praia do Porto Santo”, uma iniciativa que tem três objectivos.

“Identificar os nexos causais das ameaças e riscos que se colocam à praia da Ilha do Porto Santo; Apontar medidas correctivas e cautelares para salvaguardar a praia da ilha do Porto Santo, em particular, na sua faixa sul; Recomendar as linhas fundamentais para a estratégia regional de defesa da praia do Porto Santo”, conclui Edgar Silva.

De resto, conforme noticiou o DIÁRIO no passado sábado, a agitação marítima e a acção do vento, predominantemente sul, provocaram, de novo, o desaparecimento de milhares de toneladas de areia, na praia do Porto Santo. O facto está a preocupar cientistas, sendo que o Governo Regional diz que vai apresentar soluções em breve. Um assunto para acompanhar.

Fonte: dnoticias.pt

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga