PCP Madeira propõe criação de comissão para definir estratégia de salvaguarda da praia do Porto Santo (Portugal)

PCP Madeira propõe criação de comissão para definir estratégia de salvaguarda da praia do Porto Santo

“Surgem novas indicações sobre ameaças e riscos que se colocam à praia da Ilha do Porto Santo. Apesar de todas as ameaças e riscos ainda será possível intervir com o objectivo de não só conservar o ecossistema dunar existente na faixa sul da praia da Ilha do Porto Santo, travando os avanços do mar, mas também, com o objectivo de melhor proteger a biodiversidade do cordão dunar para melhor o defender”. Quem o diz é o deputado do PCP, Edgar Silva, que hoje deu uma conferência, na Assembleia Regional da Madeira, onde manifestou preocupações com o que se passa na ilha dourada e fez uma proposta concreta.

“Por estas razões, o PCP apresentou a proposta para constituir a Comissão Eventual para a Definição da Estratégia Regional para a Salvaguarda da Praia do Porto Santo”, uma iniciativa que tem três objectivos.

“Identificar os nexos causais das ameaças e riscos que se colocam à praia da Ilha do Porto Santo; Apontar medidas correctivas e cautelares para salvaguardar a praia da ilha do Porto Santo, em particular, na sua faixa sul; Recomendar as linhas fundamentais para a estratégia regional de defesa da praia do Porto Santo”, conclui Edgar Silva.

De resto, conforme noticiou o DIÁRIO no passado sábado, a agitação marítima e a acção do vento, predominantemente sul, provocaram, de novo, o desaparecimento de milhares de toneladas de areia, na praia do Porto Santo. O facto está a preocupar cientistas, sendo que o Governo Regional diz que vai apresentar soluções em breve. Um assunto para acompanhar.

Fonte: dnoticias.pt

Comentários

Mais visitados