Boa Viagem terá engorda da praia (PE)




As obras de contenção do avanço do mar da orla de Boa Viagem estão previstas para começar no primeiro semestre de 2016. A Prefeitura do Recife aguarda a liberação de recursos do empréstimo feito ao Banco Mundial pelo município. O prefeito Geraldo Julio explicou que dos US$ 220 milhões do empréstimo, uma quantia de R$ 66 milhões será utilizada no processo de contenção do avanço do mar. A licitação para dar início às obras será realizada ainda no primeiro semestre de 2016, e as atividades deverão iniciar ainda na primeira metade do ano.

A intervenção irá ocorrer oito anos após a conclusão do Estudo de Monitoramento Ambiental Integrado (MAI), concluído em 2008 pela Universidade Federal de Pernambuco, que apontou a necessidade de recuperação da faixa litorânea nos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. Em Boa Viagem, o projeto prevê o alargamento de 40 metros de faixa de areia no trecho de 5km entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Bruno Veloso, onde há hoje um paredão de pedras em um cinco quilômetros de extensão.

A obra de Boa Viagem será realizada a partir da dragagem de areia de quatro jazidas submarinas do material, que deve ser do mesmo tipo que já é encontrado na praia e também foi usado no município vizinho. A engorda deverá consumir 850 mil metros cúbicos de areia.

Fonte: tvclubepe.com.br

Comentários