Candidatura da requalificação da Barrinha de Esmoriz aprovada (Portugal)

A Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro recebeu ´luz verde´para um investimento na ordem dos 2,8 milhões de euros.

O Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) aprovou a operação de requalificação e valorização do ´sítio´ da Barrinha de Esmoriz, em Ovar.

Uma intervenção no âmbito das ações prioritárias de combate à erosão em zonas lagunares costeiras.

E que irá contribuir "para a redução da erosão costeira, pelo desenvolvimento de ações de desassoreamento da zona lagunar com vista à reposição do sistema aquático e deposição dos dragados em destino final adequado, visando igualmente restabelecer o equilíbrio da dinâmica de sedimentos e reforçar a proteção costeira".

A empreitada engloba ainda a construção do dique-fusível e reforço/consolidação dunar no troço envolvente.

"O desassoreamento da Barrinha de Esmoriz envolverá a dragagem de 272.000 m3 de sedimentos, sendo os materiais depositados por repulsão em dois setores da costa na vizinhança da Barrinha de Esmoriz, contribuindo desta forma para a minimização dos efeitos da erosão costeira característica deste trecho do litoral", refere um comunicado.

Já a reabilitação do dique fusível terá "como objetivo essencial a manutenção do atual funcionamento do dique com reposição e reforço do sistema dunar, os quais no seu todo constituem um sistema que impede a comunicação hidráulica permanente da Barrinha com o mar, nomeadamente durante a época balnear, por forma a garantir a qualidade da água nas praias das imediações".

Segundo a Polis Ria de Aveiro, a requalificação das margens da Barrinha e do cordão dunar envolve o controlo de plantas invasoras, a plantação da zona marginal da Barrinha (vegetação natural e a conservação e recuperação da vegetação dunar) e trabalhos de ordenamento dos acessos à praia.

Fonte: noticiasdeaveiro.pt



Comentários