Danos irreversíveis | na Praia de Odeceixe devido a ondulação são perfeita mentira. (Portugal)

A forte ondulação que ontem atingiu a costa portuguesa “invadiu” a praia de Odeceixe e gerou uma onda de preocupação nas redes sociais devido a eventuais danos «irreparáveis» no areal. No entanto, José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur, diz que «é uma perfeita mentira» que a praia esteja destruída e que o que se passou em Odeceixe «não é novo para ninguém», uma vez que «esta sempre foi uma praia muito exposta».

Praia de Odeceixe - hoje

O Jornal de Notícias adiantou ontem (27/10/15) que a praia de Odeceixe – uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia de Arriba – tinha sofrido danos «considerados irreparáveis» e cita David Rosa, proprietário de uma escola de surf em Odeceixe, que considera que «as obras que decorreram no início do verão, no âmbito da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, retiraram a areia das dunas que impediam o avanço do mar».

Praia de Odeceixe - hoje

Contactado pelo Sul Informação, o presidente da Câmara de Aljezur refuta esta ideia e diz que esta «histeria» em redor da praia de Odeceixe só «causa má publicidade para a praia e para o concelho».

O autarca lembrou o final dos anos 80 e início dos anos 90 com um postal, que se pode ver na fotogaleria acima, onde aquilo que é hoje o areal que terá sido destruído, é apenas uma estreita península e que isso só prova que esta é uma situação recorrente ao longo dos anos naquela praia e «decorre de causas naturais».

Sobre as intervenções da Sociedade Polis naquela praia, José Amarelinho explica que «foram feitas reposições de areia na frente-mar, para que se pudesse usufruir do areal da praia de Odeceixe, o que aconteceu durante o Verão» e que «há uma empreitada que falta fazer, com a colocação de passadiços e estacas, o que ajuda a reconsolidar a duna».
Postal com imagens da praia de Odeceixe no final dos anos 80

Para o presidente da Câmara, «o que aconteceu, foi uma maré forte e, no dia de hoje, como se pode ver nas fotos, a praia está lá. O próprio mar fará a reposição das areias», garantiu. O autarca considerou ainda «uma brincadeira de mau gosto» o que foi dito sobre a possível destruição da praia.

Já no ano passado, em Janeiro, a praia de Odeceixe tinha sido bastante afetada com a passagem da Tempestade Hércules, que afetou muitas outras praias da Costa Ocidental.

O Sul Informação contactou também a Polis Litoral Sudoeste para prestar esclarecimentos sobre a Praia de Odeceixe, que serão publicados assim que cheguem à redação.

Fonte: Sul Informação.pt

Comentários

Mais visitados