Após superlua e eclipse, Alcobaça sofre com o avanço do mar (BA)


Fotos de um fenômeno ocorrido na orla de Alcobaça no último final de semana, de 26 e 27 de setembro, estão sendo divulgadas por conta da destruição que causou a algumas cabanas e calçadas.


Esse fenômeno é conhecido por ressaca e está sendo atribuído a eclipse e a superlua que ocorreu na noite do dia 27 para o dia 28, pelo fato da maré encher e a água do mar avançar até a pista.


O eclipse total da Lua pôde ser observado durante mais de uma hora neste domingo, 27, das 23h11min até 0h23min (horário de Brasília), e ao mesmo tempo ocorreu o fenômeno da superlua. Essa lua, por conta de sua cor avermelhada, é conhecida como “lua sangrenta” ou “lua de sangue”.


A equipe do Sulbahianews entrou em contato, por telefone, com a equipe de biólogos da Secretaria de Meio Ambiente de Alcobaça e a bióloga Daiane Mafra nos confirmou que aconteceu o avanço do mar em toda a orla alcobacense.

Ela disse também que, associado a esse fenômeno, está a ação humana que interfere no meio ambiente, sendo que, quanto maior a poluição, mais tende a serem nocivos os resultados da ressaca.


Daiane falou que a equipe de meio ambiente tem trabalhado no intuito de preservar toda a orla e mantê-la limpa, para que os moradores não sofram com esses fenômenos.

Fonte: sulbahianews.com.br

Comentários

Mais visitados