VIII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa



Enquadramento e objetivos

O Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa é já uma tradição. As sete edições anteriores do Congresso iniciadas em 2001 possibilitaram uma enriquecedora partilha de experiências que certamente vai prosseguir e consolidar-se na sua oitava edição. 

Existem diferentes realidades entre os países, entre regiões e entre locais e comunidades. Essas diferenças são de natureza geográfica, cultural, socioeconómica, institucional e ambiental. Participam países com uma dimensão quase continental, como é o caso do Brasil, e pequenos países, com características insulares como é o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. Porém, reconhece-se a existência de problemas comuns nas zonas costeiras associados à existência de vastas áreas marítimas, às ocupações e atividades urbanas e turísticas, à exploração de recursos vivos e não vivos, às pressões sobre os ecossistemas, ao desenvolvimento científico e tecnológico, ao controlo de riscos, à necessidade de uma gestão integrada e de programas de ação.

Mantendo a tradicional rotatividade da organização deste evento, cujas edições anteriores decorreram em Ponta Delgada (Açores), Recife (Brasil), Maputo (Moçambique), Funchal (Madeira), Itajaí (Brasil), Ilha da Boa Vista (Cabo Verde) e Maputo (Moçambique), a próxima edição decorrerá em Aveiro, pela primeira vez em Portugal continental. Nesta edição será dado um maior destaque ao tema da investigação científica como contributo para a gestão das zonas costeiras, sem no entanto deixar de abordar outras temáticas, aproveitando vontades comuns de partilha de conhecimento e de soluções sustentadas para estes territórios. 

1ª Conferência Internacional "Turismo em Zonas Costeiras - Oportunidades e Desafios"

Em paralelo com o Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa decorrerá a 1ª Conferência Internacional “Turismo em Zonas Costeiras - Oportunidade e Desafios”, que proporcionará a organização de uma mesa redonda específica sobre o tema e garante a existência de 2 sessões paralelas no tópico sobre Turismo em Zonas Costeiras.

Serão ainda organizados dois cursos de um dia, entre as três propostas de temas a escolher, destinados a alunos de doutoramento e de pós-doutoramento, no dia 13 de Outubro de 2015.

Fonte: www.aprh.pt

Comentários

Mais visitados