Governo Lançado concurso para recuperação do porto e arribas da Ericeira (Portugal)

O Governo lançou hoje o concurso público para as obras de consolidação das arribas da praia dos Pescadores, na Ericeira (Mafra), e recuperar o respetivo porto de pesca, danificado pelo mau tempo de há um ano.

Lançado concurso para recuperação do porto e arribas da Ericeira
 
De acordo com o anúncio do procedimento publicado hoje em Diário da República, a empreitada está orçada em 620 mil euros e vai decorrer durante 100 dias.

As obras têm como finalidade recuperar o Porto de Pesca, dotando-o de maiores condições de segurança para a entrada e saída de embarcações, e estabilizar a arriba da Praia dos Pescadores.

As obras eram reivindicadas pelas autarquias e pelos próprios pescadores, que há um ano pediram uma intervenção urgente aquando do mau tempo no mar, que provocou estragos no molhe que serve de quebra-mar e permite manter as embarcações atracadas em segurança e em meia dúzia de embarcações.

Na ocasião, o mar arrancou blocos de pedra de meia tonelada do molhe e danificou a rampa de acesso ao porto, aumentando a ondulação dentro do porto, tornando "mais insegura" a entrada no mar e aumentando o risco de acidentes.

Além do prejuízo material, ainda por calcular pelas seguradoras, o mau tempo causou um rombo na atividade económica, da qual dependem várias famílias.

Já em 2011, o porto teve obras que permitiram ampliar e consolidar com a colocação de pés-de-galo o molhe norte e estabilizar as arribas e a muralha, para proteger a vila do avanço do mar no inverno e dar melhores condições aos pescadores.
 
Fonte: www.noticiasaominuto.com

Comentários