Pedras do enrocamento em Ponta Negra passarão por inspeção (RN)

Técnicos vão ao local na próxima segunda para verificar o peso das pedras que foram instaladas.
 
A pedido do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, o Idema e uma equipe de professores da UFRN/FUNPEC farão diligência, na próxima segunda-feira (20), na praia de Ponta Negra, para que seja conferido, com balança de alta precisão, o peso das pedras do enrocamento instaladas na praia.
portal.natal.rn.gov.br

A diligência deve-se à constatação preliminar feita pela empresa CB&I de que o peso das pedras que foram instaladas no enrocamento está abaixo do previsto no projeto autorizado, o que implicará na diminuição da durabilidade e na eficiência da obra.

O MP Estadual e o MPF solicitaram uma avaliação técnica da obra e o próprio Município de Natal contratou a empresa CB&I, que vistoriou a obra durante 30 dias. A empresa CB&I mencionou que o peso das rochas que estavam sendo implantadas estava diferente do previsto no projeto. O contrato inicial foi de R$ 4.739.216,56, mas depois de um aditivo, a obra passou de 5 milhões de reais.

O projeto executivo apresenta uma variação de peso de 1.840 kg a 2.300kg. Segundo a CB&I, as rochas destinadas à obra não possuíam peso superior a 1.100 kg. A empresa Collier, que executou a obra, discordou da desconformidade apontada. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura defende o projeto da empresa Collier e não concorda com a realização da conferência e da nova pesagem das pedras.

O Ministério Público Estadual convidou a Semopi e a Semurb para a diligência. Comerciantes e frequentadores de Ponta Negra têm informado que muitas pedras estão se deslocando do lugar e reclamam também da falta de manutenção do local e da proliferação de ratos no local.

A perícia será realizada por uma comissão formada pelos professores Luiz Pedro de Araújo, Francisco Pinheiro Lima Filho, Angelo Roncalli O. Guerra e Carlos Alberto Pasckocimas. A perícia será coordenada pelo diretor técnico do Idema Sérgio Macêdo.
 
Fonte: www.nominuto.com

Comentários

Mais visitados