Avanço do mar preocupa no Açu

Blog do Roberto Moraes
No último final de semana, o mar avançou novamente sobre a praia do Açu, no quinto distrito de São João da Barra (SJB), atingindo a Avenida Atlântica, as ruas do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) e da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza e a área onde acontecem shows e eventos no verão. Como a proteção natural (faixa de areia) já foi tomada pelo mar, a população teme que em poucos dias o mar atinja as casas.

Estudos indicam que o problema da erosão ocorre em função das construções do Porto do Açu. Estima-se que desde 2012, quando foi iniciada a construção, houve perda de 37 hectares de terra, atingindo cerca de duas mil famílias. Os moradores questionam que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) já identificava os riscos, mas as ações para proteger da área estariam sendo ignoradas pela empresa Prumo Logística, responsável pelas obras.

Um relatório feito pelo professor Marcos Pedlowski, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), é analisado pelo procurador da República em Campos, Eduardo de Oliveira. Com isso, dentro de poucos dias o Ministério Público Federal deverá dar um parecer. Na Câmara de Vereadores de SJB, uma audiência pública chegou a ser marcada para discutir o assunto, mas não foi realizada. Ainda não foi marcada uma nova data.

A assessoria de imprensa da Prumo Logística, responsável pela construção do Porto, foi contatada via email e telefone, mas não respondeu aos questionamentos.

Fonte: www.odiariodecampos.com.br

Comentários

Mais visitados