Avanço do mar na praia da Tartaruga traz preocupação em Rio das Ostras

Muros, quiosques, calçadas e jardins são engolidos, no interior do RJ.
Problema persiste há dez anos e prefeitura ainda elabora projeto.


 
Quem mora na Praia da Tartaruga, em Rio das Ostras, no litoral do Rio, já conhece bem o problema: muros, quiosques, calçadas e jardins estão sendo engolidos pelo mar. A faixa de areia não existe mais. A Prefeitura promete uma nova obra para conter o avanço do mar.

O muro construído com esta finalidade ameaça cair. O piso superior está trincado, levando risco a quem passa pelo local. Também é possível ver destroços de outro muro que foi arrastado pelas ressacas do mar. Os moradores do local dizem que a situação é a mesma há dez anos.

"Já perdi mais de quatro metros do jardim da minha casa pelo avanço do mar", conta o morador Omar Oliveira da Silva.

Iolanda Marinho diz que vem acompanhando a situação há muito tempo e teme pelo pior. "Quando dá uma ressaca fico com medo de minha casa cair, do mar começar a cavar por baixo", lamentou.

Segundo a Secretaria de Obras de Rio das Ostras, o projeto de recuperação da área está em fase de detalhamento e ainda não há um prazo definido para o início das intervenções.

"Nós estamos fazendo a nossa parte e esperamos que, ao concluir o projeto básico, a licença ambiental saia o mais rápido possível para que ele possa ser licitado. A principal intenção é fazer a contenção dentro das condições orçamentárias do município e ao mesmo tempo garantir a integridade física das pessoas que utilizam a orla marítima", destacou Wayner Fajardo, secretário de obras.
 
Fonte: G1

Comentários

Mais visitados