Site mostra avanço do mar sobre costa dos EUA



Estima-se que até 2100, 76 cidades da Flórida fiquem totalmente encobertas pela maré alta

Uma das consequências do aquecimento global é a elevação do nível dos mares, que, em longo prazo, pode se tornar um problema grave para as populações que vivem nas regiões costeiras. Pensando nisso, o centro de pesquisas norte-americano Climate Central lançou o site Surging Seas, que mostra a elevação do nível do mar ao longo de toda a costa norte-americana.

Com base no National Elevation Dataset e outros estudos locais, foram avaliadas áreas cuja maré varia entre 0 e 3 metros de elevação em áreas costeiras de baixa altitude. Estima-se que a população norte-americana que vive em terrenos nos quais a maré alta atinja até 1 metro seja de 3,7 milhões de pessoas. Além disso, mais de 22,9 milhões de norte-americanos que vivem em terrenos em que a maré pode alcançar 6 metros acima do nível do mar correm o risco de ficarem com suas casas parcialmente debaixo d’água com o passar dos anos.

Mapa: "Cidades sob futuros mares" | Foto: Reprodução
Os estados com maior número de habitantes que vivem em cidades que correm o risco de ficarem parcial ou totalmente submersas são Florida, Louisiana, Califórnia, Nova York e Nova Jersey. Um dos mapas disponibilizados no site sobre “Cidades sob Futuros Mares”, permite observar o que irá acontecer com os principais estados de cada década até 2100. Segundo o estudo, daqui 87 anos, 76 cidades da Florida, 24 de Louisiana e algumas outras nos demais estados estão ameaçadas de serem engolidas pela subida dos mares.

Saiba mais aqui: www.climatecentral.org

Fonte: horizontegeografico.com.br

Comentários

Mais visitados