Obras para conter o avanço do mar no Janga (PE) começam nesta segunda (02/12)



A praia do Janga, em Paulista, no Grande Recife, irá receber obras para contenção do avanço do mar. O prefeito do município, Junior Matuto, assina a ordem de serviço nesta segunda-feira (2). Para proteger 500 metros de área degradada pela erosão costeira, será usada a técnica bagwall. O trabalho tem início após o ato solene, no trecho da praia que fica entre as ruas Henrique Justa e Betânia. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Integração Nacional. O investimento gira em torno de R$ 13 milhões.

Além da construção do bagwall, a Prefeitura vai realizar a manutenção em um trecho de 2,2 km da orla que já possui a técnica de enrocamento aderente na contenção do avanço do mar. O trecho contemplado tem início na Rua Aureliano Arthur Soares Quintas, no Janga, e segue até a Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

O projeto prevê ainda a ampliação em 520 metros do trecho já iniciado da obra de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. Com a iniciativa, a área protegida será superior a 2,5 km de extensão. A intervenção está, atualmente, num trecho da praia que fica após o Forte de Pau Amarelo. A iniciativa também é fruto de parceria com o Governo Federal.

JC Online | Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Comentários

Mais visitados