Baía da Traição: cenário de destruição com o avanço do mar (PB)

DSC_0013

“Há 20 anos a cidade era só uma vila de pescadores. Hoje vive uma situação de calamidade,” diz morador

Baía da Traição é uma cidade localizada no litoral norte da Paraíba, a 77 km da capital João Pessoa. O cenário de destruição por toda orla vem preocupando os moradores há anos e até agora nada se fez para que se protegesse a população.

DSC_0015
DSC_0020

O que se faz urgente são ações dos governos municipal, estadual e federal para que ampare as casas e seus moradores contra a invasão do mar. No entanto, a natureza também cobra seus espaços. Um levantamento feito em 2009 pela prefeitura de Baia de Traição aponta que 66 casas já haviam sido destruídas por conta do avanço do mar.

DSC_0049

DSC_0084
Passeando pela orla, o repórter Rony Vieira constatou e documentou as destruições causadas pelas fortes ondas do mar. Uma destruição sequenciada de casas, onde ainda quem vive na área litorânea ficam procurando meios de manter suas casas de pé. De acordo com relatos de moradores antigos, o mar de Baía da Traição era antigamente em torno de 100 metros de distância do que é hoje. Porém, o mar está invadindo o município aos poucos.

DSC_0090
Em 2010, o governo do estado já havia decretado, por meio do Diário Oficial do Estado, situação de emergência no município em virtude do avanço súbito e imprevisível do mar rumo à orla da cidade. O decreto diz que o “processo de erosão marinha vem ameaçando bens e equipamentos da cidade e colocando em risco a vida de moradores e turistas”.

Segundo moradores, “há 20 anos a cidade era só uma vila de pescadores. Hoje vive uma situação de emergência e de calamidade.”
Fonte: www.rvnoticias.com

Comentários

Mais visitados