Nova tecnologia traz de volta praia perdida por avanço do mar em PE

Praias que praticamente sumiram já podem voltar ao roteiro dos turistas.
Em Jaboatão dos Guararapes, faixa de areia cresceu de 4 para 40 metros.


Em Pernambuco, uma nova tecnologia está reduzindo os estragos causados pelo avanço do mar. Praias que praticamente desapareceram já podem voltar ao roteiro dos turistas.

Casas, muros, bares, ruas, calçadas – tudo levado pelo mar. “Dá impressão que vai acabar, o avanço do mar está demais”, diz um morador.

Em Boa Viagem, na Zona Sul de Recife, quando é maré cheia, não há espaço para caminhar em alguns trechos da praia. As ondas batem nas pedras. Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, os prédios de luxo da praia de Piedade estavam ameaçados pelo sobe e desce das marés. Até uma piscina foi levada pelas ondas.

Os pesquisadores afirmam que a natureza não é a única responsável pelos estragos e prejuízos do avanço do mar. A ocupação desordenada da costa tem agravado ainda mais esta disputa por espaço entre o homem e o mar.

Em Jaboatão dos Guararapes, a situação era de emergência e por isso foram investidos mais de R$ 41 milhões nas obras de engorda das praias.

Em um trecho da praia dá para ver como era antes e depois da obra. O mar levou quase toda a faixa de areia, sobrou apenas uma passagem estreita de cerca de quatro metros de largura. Na frente dá para ver o resultado da obra: a praia está de volta. Cerca de 40 metros de faixa de areia foram devolvidos aos banhistas.
 
Fonte: g1.globo.com/bom-dia-brasil

Comentários

Mais visitados