Engorda da orla de Jaboatão é concluída, mas ainda há problemas (PE)

Em Barra de Jangada, boa parte da areia foi levada segundo moradores.
Secretário de Obras do município afirma que problemas vão ser resolvidos.


As obras de engorda da orla de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foram concluídas, mas alguns problemas já podem ser percebidos. O esgoto tem incomodado banhistas e, na orla de Barra de Jangada, comerciantes apontam que boa parte da areia já foi levada embora.

O projeto de engorda começou em janeiro. Nesses dez meses, 1,2 milhão de metros cúbicos de areia foram usados, em 5,8 quilômetros de orla, em que a faixa de areia aumentou de 30 a 40 metros. Foram investidos R$ 41 milhões do Ministério da Integração Nacional e do município.

O comerciante Carlos Alberto trabalha há 30 anos em Barra de Jangada e percebeu logo que a obra não parecia ter dado muito certo. “Aqui foi uma faixa de uns dez metros, mais ou menos, mas o mar já avançou e levou essa parte quase toda. Aqui tem muita correnteza, vai para os dois lados”, conta.

Em Candeias, o que chama a atenção é o esgoto na praia. Moradora da área e também comerciante, Terezinha Morena da Silva afirma que, após o trabalho de engorda, o problema de esgoto apenas piorou. “Eles tinham tirado esse esgoto daqui, mas voltou. Faz mais de semana e ninguém vem aqui ajeitar”, reclama.

O bairro de Piedade também foi beneficiado pela engorda da praia. Os moradores dos prédios, que sofriam com o avanço do mar, são os que estão mais satisfeitos com o resultado, voltando a desfrutar da praia em frente de casa. “Voltou a valorizar a área, os prédios aqui estavam desvalorizando. A gente mora aqui há mais de 20 anos, sabe que era essencial esse projeto, não tínhamos mais praia”, afirma o engenheiro agrônomo Henrique Pessoa.

O trabalho da draga que trouxe toda a areia para as praias de Jaboatão está no fim. Sobre os problemas que estão surgindo, como a areia que está sendo levada em Barra de Jangada, o secretário de Obras de Jaboatão, Roberto Rocha, diz que tudo será resolvido. “Era previsto, mas a gente contava que não ocorresse. Está sendo feita uma análise e estamos estocando área para, assim que tivermos o projeto em mãos, pegarmos essa área para recolocá-la, junto com uma estrutura rígida, para evitar a fuga de areia”, explica.

Quanto à questão do esgoto, o secretário afirmou que a solução definitiva virá apenas quando a Compesa terminar de fazer o saneamento básico do município, mas que a Secretaria de Meio Ambiente já está analisando o caso.
 
Fonte: G1 Pernambuco

Comentários

Mais visitados