Mar avança e Defesa Civil interdita quatro bares em Cabedelo, na Paraíba

Decisão foi tomada após desabamento da estrutura de um dos bares.
Medida visa evitar acidentes com donos e frequentadores desses locais.

Por conta do avanço do mar, a Defesa Civil de Cabedelo, na Grande João Pessoa, interditou quatro bares localizados na orla marítima da cidade. A medida, segundo a assessoria da Prefeitura de Cabedelo, foi necessária para evitar acidentes com os donos e frequentadores dos estabelecimentos. Na madrugada do domingo (8), a estrutura de um dos bares desabou e por isso a Defesa Civil resolveu interditar outros estabelecimentos.

Os bares funcionam no local há mais de 30 anos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Fernando Macedo, houve um acordo entre os donos dos bares e a prefeitura para que fosse retirada parte da palhoça, mais sujeita à ação do mar. Por conta desse acordo, apenas a parte de alvenaria dos estabelecimentos estão funcionando.

Segundo um dos proprietários dos bares, Lourival Belmiro, a situação é preocupante. "A própria natureza está obrigando a gente a deixar o local. A maré avançou muito nos três últimos anos. A gente procurou se prevenir colocando barricadas de areia para impedir a ação do mar, mas de nada adiantou", lamenta.

Existe uma demanda judicial por parte do Patrimônio da União e foi assinado um termo de ajustamento de conduta determinando um prazo para os comerciantes desocuparem aquela área. Segundo Fernando Macedo “este prazo vence em novembro, no entanto, o avanço do mar antecipou a retirada da parte frontal dos bares”.
 
Fonte: G1

Comentários

Mais visitados