Conceição da Barra- Proteção da orla - Efeitos colaterais (ES)

Nada a comemorar.
Bons tempos...

Muitos já conhecem a grande Obra de Contenção do avanço do mar que foi feita em Conceição da Barra. Obra grandiosa, para o municício e que realmente solucionou o problema. Solucionou em partes; este tipo de intervenção tem efeitos colaterais(veja esta matéria), já conhecidos dos técnicos que fazem os estudos para este tipo de obra. A população de Conceição da Barra está sofrendo mais uma vez com o problema da erosão; agora na Praia da Guaxindiba, região hoje considerada a melhor para banho e onde localiza-se os melhores hoteis e pousadas.

Assista o vídeo.

Após a conclusão da obra em Dezembro de 2010 logo iniciou-se o ataque das ondas à região nobre da praia, culminando em completa destruição da vegetação de restinga numa faixa de quase 1Km e agora também muros, quiosques e edificações de hotéis, pousadas e moradores. Se não houver nenhuma ação por parte dos responsáveis, leia-se Prefeitura Municipal e Governo Estadual, teremos muito em breve uma situação de calamidade pública. Muitos já cogitam irem embora da cidade e amargarem o prejuizo de seus patrimônios e sonhos.

Foto aérea com simulação da sutuação atual:



Grandes barrancos estão sendo derrubados


BOA NOTÍCIA

Mas nem tudo pode ser tão ruim. Existe solução para o problema que Conceição da Barra enfrenta e ele se chama DISSIPADOR DE ENERGIA - BAGWALL. Uma técnica americana que vem sendo usada em muitas praias da Califórnia e que aqui no Brasil já foi testada e com sucesso em várias praias do nordeste.

Bagwall - praia do Icaraí,CE



Segue alguns link para conhecer melhor o BAGWALL:
http://youtu.be/udSzqz5KUIQ - Reportagem da RedeTV News;
http://youtu.be/sqolbL384AA - Erosão costeira;
http://youtu.be/Brn4pUvvRoY - Vereadores visitam Obras do BAGWAll;
http://youtu.be/4qOQHSB5slA - Ressaca na Praia de Icaraí, CE
http://marcolyra.blogspot.com.br -BLOG do Eng. Marco Lyra

O BAGWALL é apenas uma das opções, não queremos aqui ser donos da verdade, e sim que, as autoridades apresentem suas soluções.

O que precisamos apenas é da velha e boa solução pra tudo: UNIÃO.

Se a sociedade Barrense se unir em prol desta causa, certamente só terá a ganhar, visto que muitos que aqui estão, amam esta cidade e escolheram viver aqui por encontrar em Conceição da Barra, o que muitos desejam: Praias lindas, Águas mornas e Povo acolhedor.

Façamos nossa parte, divulgue esta página, cobre das Autoridades, faça acontecer. A internet é uma arma poderosa; use-a!

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Fonte:  http://instablogg.com/7Hu5oOe

Comentários