Recife, Olinda e Paulista terão obras de engorda da praia (PE)

Foto: Eduardo Braga/divulgação
Além de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista terão obras de engorda das praias. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos (PSB), em visita às obras do litoral de Jaboatão, na manhã deste domingo (11). De acordo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, também presente no evento, o governo federal estuda criar um braço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para prevenção contra o avanço do mar.

De acordo com Eduardo Campos, somando as cidades atingidas, mais de 20 quilômetros de praia podem ser recuperados.

Esta semana, a Prefeitura do Recife deve entregar o projeto executivo da obra, segundo Fernando Bezerra Coelho. Na capital pernambucana, são 4,6 quilômetros de praia, que demandarão investimento de R$ 53 milhões. "Eu vou aguardar a chegada do projeto no Ministério e vamos trabalhar com a presidente Dilma (para liberar o dinheiro), que está sabendo deste projeto (em Jaboatão) e quem sabemos podemos lançar o PEC prevenção contra o avanço do mar no litoral brasileiro", disse o ministro.

Em Jaboatão, uma draga com capacidade para 6 mil metros cúbicos de areia trabalha 24 horas por dia para aumentar em 40 metros de largura a faixa litorânea da cidade. No total, serão investidos aproximadamente R$ 40 milhões, oriundos de recursos dos governos federal e municipal. A empresa que executa a obra é a OAS Engenharia.

Para devolver a faixa de areia às praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, serão movimentados quase um milhão de metros cúbicos de areia, o que equivale a 80 mil caminhões do tipo caçamba cheios. A areia é retirada de uma jazida localizada na costa do Cabo de Santo Agostinho, a cerca de 14 km de distância do litoral.
 
Fonte: Blog do Jamildo

Comentários

Mais visitados