Prefeitura adota medidas para conter avanço do mar na Praia da Caueira (SE)

A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), participou na manhã desta sexta-feira (09), no Hotel Radisson, do Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo do Nordeste, realizado pela primeira vez em Aracaju.

Aproveitando as presenças do governador em exercício Jackson Barreto, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do secretário de estado do Turismo, Elber Batalha Filho, a prefeita Gracinha, juntamente com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Railda Araújo, apresentou as demandas do município de Itaporanga na área turística.

Após as reivindicações da prefeita, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, e o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, asseguraram que a Orla da Caueira será totalmente revitalizada.

A prefeita Gracinha elogiou as medidas anunciadas pelo governo e enalteceu a importância do trabalho em parceria.

“Essa é uma reivindicação importante por que o mar avança cada vez mais e precisamos preservar a nossa orla, que, infelizmente não teve o cuidado necessário pela gestão passada. Fico feliz com essas ações que serão realizadas pelo governo do estado e pelo governo federal. Com essa parceria tenho certeza que a Orla da Caueira será revitalizada e ganhará maior destaque no cenário turístico de nosso estado”, comemora a prefeita.

Ações preventivas

Para conter o avanço das águas do mar, a Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Obras, adotou esta semana medidas emergenciais na Orla da Caueira. Com ajuda de um trator, uma retroescavadeira e vários caminhões, 61 caçambadas de aterro e pedras - totalizando 700 metros cúbicos - foram colocados na área para impedir que as águas do mar alcancem os bares instalados em toda extensão da orla marítima.

Visita

No início de maio o secretário Elber Batalha e sua equipe técnica, juntamente com a prefeita Gracinha e técnicos municipais, estiveram na Orla da Caueira verificando as condições de infraestrutura, após o avanço do mar. Na ocasião, o secretário estadual havia prometido adotar medidas emergenciais, além de preparar um projeto para a revitalização da orla.

Curso

Atendendo solicitação da prefeita Gracinha, a Secretaria de Estado do Turismo dará início, na próxima semana, ao Curso de Capacitação Artesanal para artesãos e trabalhadores de bares e restaurantes da Orla da Caueira, a ser realizado no Centro de Atendimento ao Turista, na Praia da Caueira. 

T.Dantas Comunicação e Marketing

Comentários

Mais visitados