Matuto mostra orla ao secretário de Defesa Civil (Paulista - PE)

Representantes do Ministério da Integração Nacional vistoriaram nesta segunda-feira (03) o trecho de dois quilômetros da orla marítima do Paulista citados no Decreto de Situação de Emergência assinado pelo prefeito Junior Matuto (PSB), em função do avanço do mar e dos riscos ao patrimônio público e privado existente ao longo da costa. O processo de degradação marinha chamou a atenção do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que coordenou a inspeção ao lado do prefeito. O gestor do governo Federal e chefe do Executivo municipal percorreram as áreas mais atingidas.

O grupo, que também contou com a presença do vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, e dos secretários municipais de Meio Ambiente, Fábio Barros, e de Infraestrutura, Tiago Magalhães, esteve nas praias de Nossa Senhora do Ó, Pau Amarelo e no Janga. A proposta da nova gestão é viabilizar recursos junto a União para conter o processo erosivo existente na área, devolvendo a praia aos banhistas, moradores e comerciantes da orla. Para isso, um conjunto de ações já foi apresentado ao Ministério da Integração Nacional. O projeto está orçado em R$ 14 milhões de reais.

“Constatamos in loco um considerável avanço do mar aqui na orla do Paulista. A administração municipal apresentou uma proposta para essa situação e nós vamos estudar o projeto para poder aprová-lo”, destacou Humberto Viana. O secretário Nacional de Defesa Civil também garantiu que vai reforçar o pleito municipal junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que cumpre agenda em Paulista no próximo dia 15 de junho.

A necessidade de realizar intervenções na área costeira do município levou o prefeito Junior Matuto ao gabinete do correligionário FBC em duas ocasiões no mês passado. A primeira para apresentar o balanço da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil que contabilizou os prejuízos causados pela intempérie da natureza e a segunda com a finalidade de detalhar as ações necessárias para estancar essa problemática com os recursos do governo Federal. “Já cumprimos todas as etapas solicitadas pelo Ministério da Integração Nacional e demais órgãos competentes. Queremos tirar o nosso projeto do papel o mais rápido possível e, assim, realizar essa intervenção tão necessária para a nossa cidade”, frisou Matuto.
 
Fonte: Blog Folha PE

Comentários

Mais visitados