Júnior Matuto discute com ministro Fernando Bezerra Coelho soluções para combater a erosão costeira em Paulista (PE)

Foto: O prefeito do Paulista, Junior Matuto (4.º da esquerda para direita), discute com o ministro Fernando Bezerra Coelho saídas para erosão costeira na cidade
As medidas visando soluções para a erosão costeira em Paulista começam a ser aceleradas pela atual gestão municipal. Com esse propósito, o prefeito Junior Matuto (PSB) esteve nesta segunda-feira (13.05) no Ministério da Integração Nacional. Na ocasião, o chefe do Executivo foi recebido pelo ministro da Pasta, Fernando Bezerra Coelho, e discutiu alternativas para revitalizar as áreas degradadas nas praias do Janga e Pau Amarelo.

O ministro autorizou o prefeito a estabelecer mudanças no plano de trabalho original da gestão anterior, que prevê a reurbanização da orla do Janga. A intenção é que a prefeitura realize as adequações necessárias no projeto, baseando o planejamento numa técnica denominada Bagwall. O mecanismo funciona como um dissipador de energia capaz de proteger a orla marítima e viabilizar a engorda natural da praia, restabelecendo a faixa de areia. Cerca de R$ 13 milhões estão assegurados pelo Governo Federal para obras no Janga.

O Bagwall já foi aplicado com sucesso nos municípios de Barra de Santo Antônio, em Alagoas, e Caucaia, no Ceará. Ambas as operações receberam suporte do Ministério da Integração Nacional. Uma comissão constituída por técnicos da Prefeitura de Paulista e sociedade civil vai estar nesta quarta-feira (14) em Alagoas para conhecer de perto os resultados alcançados com o uso do Bagwall. Esse grupo vai compor ainda um comitê de monitoramento das futuras ações na costa paulistense.

Em Brasília, Junior Matuto apresentou ao ministro um relatório sobre a degradação que atinge cerca de dois quilômetros da orla de Pau Amarelo, sobretudo, no trecho localizado nas proximidades do Forte. O avanço do mar no local motivou, inclusive, a decretação de situação de emergência. Com a medida, a administração municipal pretende também obter recursos para conter a erosão costeira nessa localidade. Fernando Bezerra Coelho deve nos próximos 30 dias se posicionar sobre o pleito financeiro.

A região de Pau Amarelo foi severamente castigada entre os últimos dias 26 e 28 de abril. Nesse período a maré teve picos que variaram entre 2,4 e 2,6 metros. As chuvas e a velocidade dos ventos também serviram para atenuar a força das ondas e provocar a destruição de alguns bares erguidos na faixa de areia.

Além do prefeito, estiverem no gabinete do ministro o vice-prefeito, Jorge Carreiro, e os secretários de Meio Ambiente, Fábio Barros, e de Infraestrutura, Tiago Magalhães.

MONITORAMENTO - Desde o início de janeiro que a atual gestão vem acompanhando o processo de erosão costeira nas praias da cidade. O prefeito Junior Matuto esteve diversas vezes com o procurador Marcos Costa, representante do Ministério Público Federal, a fim de discutir medidas de solução para os problemas do Janga e ampliar a área de proteção. O objetivo do Governo Municipal é recuperar, através da técnica do Bagwall, as praias que foram atingidas pelo processo erosivo.
 
Fonte: Paulista Atualizado

Comentários

Mais visitados