Em PE, Prefeitura de Jaboatão inicia dragagem para conter avanço do mar

Serviço de engorda da faixa de areia tem investimento de R$ 42 milhões.
Obra será realizada nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada

Para tentar resolver o problema do avanço do mar na orla de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a prefeitura está investindo R$ 42 milhões em um serviço de engorda da faixa de areia, em aproximadamente cinco quilômetros de extensão. A obra de dragagem começa nesta quarta-feira (8).

O serviço será feito por uma embarcação do tipo “draga”, que saiu do Porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco. Ela vai movimentar um milhão de metros cúbicos de areia, o equivalente a aproximadamente 50 mil caminhões-caçamba. A areia será retirada de uma área localizada a 14 quilômetros de distância da orla de Jaboatão, no alto-mar. A prefeitura informou que o trabalho será feito 24 horas por dia.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (8), o gerente de obras da Prefeitura de Jaboatão, Roberto Rocha [veja vídeo ao lado], explicou que desde janeiro deste ano o serviço de contenção do mar foi iniciado, nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. "Será um total de 5,8 quilômetros de orla que, após a conclusão dessa obra, nós teremos em Pernambuco a maior extensão de praia já reconstruída no Brasil", afirmou.

O serviço de engorda está sendo feito a cada 600 metros de faixa de areia da praia, para evitar grandes transtornos para moradores e turistas. "Haverá movimentações de máquinas e tubulações. Então, será protegido com uma cerca e tela. A cada 600 metros concluídos, vai se liberando os trechos da orla", afirmou Roberto Rocha.
 
Fonte: G1

Comentários