Obra de engorda da praia segue em ritmo acelerado (PE)

Até o final de abril, começa o transporte de areia


 
Quem passa pelas praias de Jaboatão dos Guararapes nota uma movimentação diferente. São máquinas, tratores e pessoas trabalhando constantemente. É que o município está realizando um trabalho pioneiro no Estado: a obra de engorda das praias. Um milhão de metros cúbicos de areia será movimentado para que a orla ganhe cerca de 40 metros de faixa, em um trecho de 5,8 quilômetros, que vai de Barra de Jangada até Piedade.


 
 
A areia será retirada de uma jazida, a 14 km do município, em mar aberto, nas imediações da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho. Para o transporte será utilizada uma draga maior, com a capacidade de transportar seis mil metros cúbicos de areia por viagem, o que equivale a 500 caçambas de areia. O navio fará quatro viagens por dia, duas diurnas e duas noturnas. Isso vai garantir que até setembro a obra seja finalizada, dentro do prazo previsto.

Para o transporte da areia da draga até a costa, está sendo confeccionado um tubo de 1,5 quilômetros, maior também que o anterior, por isso, os serviços de soldagem estão sendo realizados em um novo canteiro, instalado nas imediações da Igrejinha, em Piedade.

Segundo Roberto Rocha, engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra, a expectativa é que a draga chegue ainda esta semana ao Porto de Suape, lá ela passará pelos processos de inspeção da Agência de Meio Ambiente do Estado, CPRH, Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal. “Esse é um processo padrão tendo em vista que o navio que traz a draga é de outro país. Ele deve durar 15 dias. Assim que for liberada, a draga iniciará os serviços”, explicou. 
 
Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br

Comentários

Mais visitados