Aumento do nível do mar e erosão costeira encerra debates do primeiro dia do 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013

Dieter Muehe ufRJ

O 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013 tem como tema central o tripé Oceanos, Clima e Desenvolvimento. As discussões dão ênfase à identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos naturais, para o enfrentamento e a adaptação às mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável. No final da tarde de hoje (15/04) o pesquisador da UFRJ, Dieter Carl Ernst Heino Muehe, explorou um pouco do cenário do aumento do nível do mar e erosão costeira: vulnerabilidade, mitigação e adaptação.

Dieter explicou que é preciso estudar, compreender e analisar a vulnerabilidade costeira, os riscos associados e dar um olhar crítico sobre a gestão ambiental. Em sua palestra apresentou um pouco da dinâmica do mar nos últimos anos principalmente no litoral do Sudeste brasileiro. Também destacou o grande numero de barragens dos rios brasileiros, o que tem dificultado que os rios façam o processo natural de devolução dos detritos trazidos pela corrente marítima, intensificando assim o processo de erosão.

O pesquisador destacou ainda o trabalho do projeto ORLA do Governo Federal que definiu a linha de preamar (linha que define a faixa de recuo entre a cidade e o mar) de 50 metros para áreas urbanizadas e de 200 metros para áreas não urbanizadas.

Fonte: http://fmc2013pe.wordpress.com

Comentários

Mais visitados