Maré alta provoca estragos e assusta banhistas na ilha do Mosqueiro, no PA

Erosão em algumas praias da ilha traz prejuízos a comerciantes. Agência distrital diz que fará obras para conter avanço da maré.

A maré alta derrubou árvores e preocupou moradores e visitantes da ilha do Mosqueiro, distrito de Belém, na tarde deste sábado (30). Em uma das barracas, a areia cedeu. A dona de um restaurante na praia do Marahu diz que precisa fazer a manutenção do espaço quase todo o fim de semana para receber os clientes com segurança.

"Se eu não faço os reparos na frente do meu estabelecimento, se eu não faço uma mureta pra conter mais a água, um deque de madeira, eu fico sem área de atendimento", reclama Rosângela Cavalcante.

Nessa época do ano acontece o fenômeno da maré alta. Com o avanço e a força da água, em muitas praias, como a do Marahu, é possível observar pontos de erosão. A água invade as barracas e causa prejuízos. Os estragos podem ser vistos por todos os lados e provocam medo aos clientes.

"A força da maré é muito grande. É perigoso principalmente para as crianças", diz o empresário Alberto Carvalho.

Na praia do Paraíso, a força da água chegou ao asfalto e a área foi interditada. Os carros passam perto da área erodida e correm risco de acidente.

Ao longo de toda a praia, mais sinais de destruição. As duas barracas de Cila Lameira foram invadidas pela água e aos poucos estão desaparecendo.

"A cozinha está parada, quebrada. Desde o carnaval que a gente investe, mas só está tendo prejuízo um atrás do outro", conta a dona do restaurante.

O banho e a diversão também ficam prejudicados em outras praias como a do Chapéu Virado. A força da água levou restos de galho para a maré e dificultou a diversão para os banhistas.

"Perde a ilha, perdem os comerciantes, perdem as pessoas que curtem a praia.", lamenta o engenheiro químico Roberto Vilaça.

E no domingo (31) a maré alta em Mosqueiro deve alcançar três metros e meio. A cheia deve acontecer por volta de 13h20. Em nota, a agência distrital de Mosqueiro informou que foi feita uma avaliação nas praias da ilha e que projetos foram definidos para conter a ação das matés e da erosão. As obras devem começar após o período de chuvas.
 
Fonte:  Interjornal

Comentários