BANZEIRO – Consórcio afirma que erosões estão contidas (RO)

O Consórcio Construtor Santo Antônio Energia através de sua assessoria se manifestou após a reportagem publicada no jornal eletrônico Rondoniaovivo onde relata a situação de erosão da margem direita e da destruição contínua ocasionada pelos brutais banzeiros formados no rio Madeira após a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônia.

Segundo o consórcio, tudo está na mais completa normalidade e o fato de áreas que desmoronaram como dois Mirantes da capital não são de responsabilidade desse fenômeno iniciado no rio Madeira.

Sobre a extensão do enrocamento construído para conter o avanço dos banzeiros o consórcio afirmou que não existe previsão e necessidade para tal obra e qualquer reparo será devidamente realizado. Confira nota na integra:

Na área próxima à igreja de Santo Antônio, localizada a cerca de 500 metros da barragem da usina hidrelétrica, o enrocamento foi feito com a utilização de rochas grandes e de materiais finos formados por rochas menores e grãos de pedra – diferente do enrocamento feito na região do bairro Triângulo que usou somente grandes blocos de rocha. É natural que neste período de chuvas os materiais mais finos sejam levados pelas águas, o que não compromete a estabilidade do local devido à existência das rochas maiores. Eventualmente, se for necessário, a Santo Antônio Energia poderá fazer novos acabamentos no local.

Não há previsão para estender o enrocamento para outras áreas, tendo em vista que a Santo Antônio Energia monitora as vazões a jusante e as oscilações do nível da água que não estão apresentando qualquer anomalia.

Com relação à erosão no restaurante Café Madeira, a Santo Antônio Energia reafirma que o problema não possui relação com a operação da usina hidrelétrica. Segundo laudo elaborado pela PCE - Projetos e Consultorias de Engenharia, no local há uma rede de drenagem e esgoto que contribui para a aceleração da erosão na margem, devido à altura em que foi construída, superior ao nível do rio. Para a construção desta rede de drenagem e esgoto foi necessário o desmatamento do local e escavação, que aliados ao forte impacto das chuvas no local, intensificam o processo erosivo. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia também fez uma vistoria técnica no local no qual teve a mesma conclusão.
 
Fonte: Rondoniaovivo

Comentários

Mais visitados