Proteção Civil recomenda medidas de precaução devido ao mau tempo (Portugal)

Previsões de agitação marítima (foto AP)

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomendou aos cidadãos a adoção de medidas de precaução devido à previsão de mau tempo para as próximas 48 horas.

O alerta foi deixado na sequência das previsões meteorológicas para o fim de semana, que segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocam 16 distritos de Portugal Continental em alerta laranja. Em causa estão ventos fortes, chuva e agitação marítima.

Por isso, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para os efeitos expectáveis da situação meteorológica como lençóis de água, piso escorregadio, possibilidade de cheias rápidas nas zonas urbanas, «inundação por transbordo de linhas de água nas zonas históricas mais vulneráveis, danos em estruturas montadas ou suspensas, acidentes na orla costeira e inundações em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem».

A ANPC deixa também alguns conselhos aos cidadãos:

- garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
- garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
- adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo particular atenção à possível formação de lençóis de água;
- não atravessar zonas inundadas;
- ter cuidado na circulação junto a orla costeira e zonas ribeirinhas;
- não praticar atividades relacionadas com o mar;
- prestar atenção às informações da meteorologia, da Proteção Civil e Forças de Segurança.
 
Fonte:  http://www.abola.pt

Comentários

Mais visitados