Praia de Iracema (CE) | Ressaca causa danos na orla

Quem passou pela Praia de Iracema, na manhã de ontem, encontrou um cenário diferente. Após a ressaca dos últimos dias, com ondas de mais de três metros, o calçadão, especialmente no trecho entre a Ponte dos Ingleses e o Largo do Mincharia, ficou coberto de pedras e folhas secas. Vários bancos também estavam danificados nas áreas próximas ao paredão de pedras.

O calçadão ficou coberto de pedras e folhas secas e vários bancos foram danificados. Hoje, está previsto um avanço do mar de até 2,5m  | Foto: José Leomar
Para se ter uma ideia, hoje, está previsto um avanço das águas do mar nas areias das praias de Fortaleza de até 2,5m às 8h29 e às 20h58. Ontem, os picos aconteceram às 8h02 e às 20h08, com 2,6m e 2,7m. O maior pico deste ano aconteceu às 16h24 do último sábado, quando o avanço atingiu 3,2m.

O fenômeno teve início na última quinta-feira (10), quando às 15h38 a maré atingiu 3,2m, e deve ser atenuado até hoje, quando a Lua ficará crescente. Com a proximidade da lua cheia, no dia 28, o avanço volta a aumentar e, segundo a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) terá picos de 2,9m.

Para evitar transtornos, a Capitania dos Portos enviou comunicado informando que, segundo o Centro de Hidrografia da Marinha no Rio de Janeiro, até às 21h de hoje, a ressaca deverá fazer com que as ondas atinjam até 3m, na área compreendida entre as cidades de Macau, no Rio Grande do Norte e Salinas, no Pará. A Capitania ainda recomenda aos navegantes atenção redobrada durante esse período e, se possível, evitar ir ao mar.

Ressaca do mar em Fortaleza

Apesar de morar na Capital há mais de 15 anos, o garçom Hélio Teixeira Rodrigues se surpreendeu com o que viu na Praia de Iracema. "Antes, havia umas piscinas que se formavam com a água do mar que respingava no paredão de pedras. Na última reforma, disseram que, retirando essas piscinas, a maré não voltaria a arrebentar no calçadão. Pelo jeito, não deu muito certo", diz.

Sobre as áreas atingidas pela ressaca, a assessoria de imprensa da Secretaria Executiva Regional II informa que já colocou os reparos entre as suas prioridades para serem realizados o mais rapidamente possível.

A respeito da limpeza, a Ecofor Ambiental esclarece que, rotineiramente, realiza a varrição na orla da Praia de Iracema. Entretanto, para minimizar os impactos gerados pela ressaca do mar, a operação de limpeza da área é feita com suporte de equipamento mecânico, garantindo maior agilidade. A operação mecanizada continuará durante todo o período de ressaca. Ontem, foram retirados mais de 15m³ de areia, pedras e detritos.

Veja o vídeo nesse link:
http://tv.diariodonordeste.com.br/media/embed/6292c0bb7900c0958b75548ec5bdca28/620/350

Fonte: Diário do Nordeste.
 

Comentários

Mais visitados