Paulista (PE) faz obras de contenção do avanço do mar

Dois pontos críticos na Praia do Janga, em Paulista, vão receber obras emergenciais de contenção do avanço do mar. Foram identificados cinco trechos críticos, mas o município só teve autorização da Agência Estadual de Recursos Hídricos (CPRH) para atuar em dois.

Os outros pontos terão que aguardar o projeto executivo que está sendo elaborado pela Secretaria de Meio de Ambiente para conter o avanço do mar nos municípios de Recife, Olinda e Paulista. A previsão é que em abril os projetos que estejam concluídos. O custo das obras está orçado em R$ 331 milhões.

Já o município de Jaboatão dos Guararapes que decidiu bancar o projeto executivo das obras de contenção da erosão, já assinou a ordem de serviço para a engorda de suas praias.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Paulista, Tiago Magalhães, as obras emergenciais devem ficar prontas em 180 dias. “A nossa expectativa é que no próximo inverno as obras estejam concluídas”, afirmou. As obras de contenção no município tiveram início no governo passado com recursos do Ministério da Integração. O município conseguiu uma verba de R$ 14 milhões para recuperar os cinco pontos críticos no Janga, urbanizar a orla e fazer a engorda da praia. Segundo o secretário o trecho crítico na praia de Pau Amarelo, no entorno do Forte, não será contemplado dessa vez.

Fonte: DP net

Comentários

Mais visitados