Fique atento: maré vai estar alta até o dia 17 (PA)

O tempo de maré alta já começou em Belém e na ilha de Mosqueiro. A previsão é de que os picos cheguem a 4 metros. A Defesa Civil alerta a população para os alagamentos que devem acontecer com a junção da maré alta e a chuva forte. A maior preocupação está entre os dias 10 e 17 de janeiro quando pontos como o Ver-o-Peso, o canal da Tamandaré e a avenida Visconde de Souza Franco devem alagar e a chuva coincidir com a hora da maré.

Segundo o Coordenador da Comissão de Defesa Civil do Município, Leoni Loureiro da Silva, a preocupação é o risco a população. “A maré alta em conjunto com as chuvas deve encher os pontos que costuma encher todo ano nessa época. É importante que os motoristas tracem rotas alternativas e em Mosqueiro é preciso que os comerciantes e os banhistas tenham cuidado nas áreas próximas às margens das praias”, alerta.

A maré mais alta em Belém deve chegar a 3,6 metros hoje (11) às 23h13. Mais cedo, às 11h04 a maré deve atingir 3,3 metros. Em Mosqueiro, a maré hoje chega a 4 metros, mas somente às 22h45; de manhã, às 10h39 ela alcança 3,6 metros. A maré alta normalmente nessa região chega no máximo a 1,9 metros.

Nesse sábado e domingo, as altas estão previstas respectivamente para às 11h26 e 12h08. “Nesses horários o movimento costuma ser grande de banhistas, de famílias com crianças nas regiões das ilhas, por isso precisam estar cientes dos riscos”, afirma o coordenador.

Como a união das chuvas com a alta das maré é preocupante, é necessário ter cuidado em toda a região. Os cuidados também devem ser mantidos por moradores e visitantes de Outeiro, Icoaraci e região das ilhas. “Ainda não temos previsão para os próximos meses, mas o período de alta das marés vai até março”, ressalta. Os Técnicos da Defesa Civil foram mobilizados para orientar a população em áreas consideradas de risco.
Fonte: Diário do Pará

Comentários

Mais visitados