Estiagem influencia avanço do mar e prejudica vida de moradores no Ceará

O estado perde até sete metros da faixa litorânea a cada ano.
Comunidades litorâneas sofrem com isolamente e perda de moradias.


Meteorologistas divulgaram, nesta sexta-feira (25), a previsão do tempo para os próximos três meses no Nordeste e concluíram que a chuva vai ficar abaixo da média esperada na região. A estiagem gera prejuízos e influencia até mesmo no avanço do mar. Segundo o Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, o estado perde até sete metros da faixa litorânea a cada ano.

Na praia de Icapuí, no litoral do Ceará, a única coisa que sobrou foi uma cratera. A faixa de areia que não existe mais era o principal acesso a um vilarejo, que está praticamente isolado há seis meses.

Na Barreira de Baixo, outra comunidade de Icapuí, a situação é dramática. O pescador Valdísio Pereira da Costa relata o sofrimento dele e de diversos moradores: “Não posso sair de casa, porque não tenho para onde ir". A dona de casa Maria Ivone Teixeira da Silva completa: “Está tudo caindo dentro d’água".

Em outra comunidade, cerca de 40 famílias estão praticamente penduradas em um barranco. A água levou parte da areia que sustenta as casas. Segundo os especialistas, a estiagem de vários meses contribui para este processo.

Segundo o professor da Universidade Federal do Ceará, Luís Parente, a falta de chuva impede que os rios levem areia para o mar e as ondas, por causa dos ventos fortes, aumentam a erosão nas encostas. "O somatório destes dois fatores do período de estiagem são, nesse momento, preponderantes para a erosão que vem sendo observada ao longo deste final de ano de 2012 e início de 2013”, explica.
 
Fonte: G1

Comentários