Avanço do mar prejudica pescadores em Pirambu (SE)

Moradores que dependem da pesca aguardam solução da prefeitura

Mar está avançado (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Os moradores do município de Pirambu continuam à espera de uma solução quanto ao avanço do mar. Os prejuízos do avanço do mar atingem diretamente os moradores da região que dependem da pesca como meio de sobrevivência. Além dos estragos causados aos imóveis, um banco de areia está impedindo os barcos de saírem ou entrarem no mar. A Prefeitura da cidade diz estar buscando uma solução.

Segundo o secretário de comunicação do município, Marcos Aurélio, os pescadores estão há mais de 20 dias parados. “Há barcos que estão fora do mar e outros que estão dentro e não podem sair. “Já houve a colocação de uma espécie de muro à base de pedras no local para minimizar o problema. Contudo, a situação permanece, mas estamos fazendo todos os esforços para resolver a situação”, disse.

Ainda segundo o secretário, os órgãos ambientais responsáveis foram acionados para ajudar na situação, mas segundo ele, há muito a ser feito. “Chamamos a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) para fazer algumas avaliações. A Prefeitura tem limites legais para amenizar a situação. Por isso, estamos a pedindo auxílio do Governo Federal”, explicou.

Medidas


A prefeitura de Pirambu já deu início às ações solicitadas pela Defesa Civil para amenizar o sofrimento dos moradores quanto ao avanço do mar. Segundo o secretário de comunicação do município, Marcos Aurélio, já houve a colocação de uma espécie de muro à base de pedras no local para minimizar o problema. A equipe da Defesa Civil Estadual também conversou com moradores e orientou para que a população observe o ciclo de maré e fique em constante sintonia com os alertas emitidos pela Marinha.

Fonte: Infonet.com.br

Comentários

Mais visitados