Praias de Jaboatão receberão obras de engorda (PE)

Com a engorda, a faixa de areia ficará, em média, 40 metros mais extensa.

 A CPRH liberou o início das obras. ( Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press  )
A CPRH liberou o início das obras.

Companhia Estadual de Meio Ambiente (CPRH) emitiu hoje a licença prévia que autoriza o início das obras de engorda da orla de Jaboatão dos Guararapes. Recife, Olinda e Paulista também receberam permissão para iniciar as obras, mas como os projetos executivos ainda não foram concluídos as ações de recuperação não tem data para começar. Se tudo ocorrer como o planejado, 29 quilômetros da beira-mar dos quatro municípios devem ser engordados até o final de 2014, ao custo de R$ 331 milhões.

Com a engorda, a faixa de areia ficará, em média, 40 metros mais extensa. A areia que será utilizada para a expensão da área costeira será colhida na Praia Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho. O material é semelhante ao encontrado na orla de Jaboatão e está em uma jazida a 5 quilômetros do continente. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, não haverá impacto ambiental. "O próprio movimento do oceano vai repor a areia do local", contou.

As ações

- Engorda da praia em 30 metros.
- O colchão de areia terá 1,9 metros de altura.
- Segmentação do quebra-mar de Candeias em cinco pedaços, cada um com 50 metros. O espaço entre eles será de 100 metros.
 
Fonte: DP

Comentários