Bagwall: alternativa eficaz para a Praia do Icaraí (CE)

Praia do Icaraí antes do Bagwall - Agosto de 2010

Em agosto de 2010 a erosão costeira provocou um cenário de destruição na praia do Icaraí, no município de Caucaia, a 16 km de Fortaleza, no Estado do Ceará, com escombros de restos de construções espalhadas por toda praia. Após a construção do Dissipador de Energia Bagwall na praia do Icaraí, os setores do comércio, do turismo e do ramo imobiliário comemoraram o resultado positivo, pois o comércio aqueceu, os imóveis tiveram uma valorização de cerca de 220 %, e o turismo teve um incremento de quase 100% de taxa de ocupação.

Praia do icaraí após a construção do Bagwall - Novembro de 2010

Após dois anos da construção do Dissipador de Energia Bagwall na praia do Icaraí, com extensão de 1,4 km, os resultados positivos são visíveis e mensuráveis, conforme comprovado através do monitoramento da obra feito durante o período de um ano e meio.
Praia do Icaraí um ano após a construção do Bagwall - Novembro de 2011

Praia do Icaraí dois anos após a construção do Bagwall - Novembro de 2012.

A Prefeitura de Caucaia busca agora junto ao Governo Federal a liberação de R$ 60 milhões, que serão empregados na continuidade da obra de proteção costeira na praia do Icaraí, onde o processo erosivo nas áreas não protegidas, o mar avança e continua fazendo estragos em imóveis e terrenos, nas praias da Tabuba e do Cumbuco.
Fonte: Gazeta de Itapoa

Comentários

Mais visitados