Veneza (Itália) dá alerta de maré alta e sofre inundações

O Centro de Marés de Veneza lançou hoje um alerta de “água alta”, em sinal de ocorrência de maré alta sobre a cidade, em um dia em que quem passeava pelo centro histórico e a famosa praça São Marco era obrigado a tentar escapar das águas. A prefeitura instalou passarelas para permitir o trânsito de turistas e moradores – Veneza não permite a circulação de carros devido ao problema.

Turistas andam em plataformas elevadas na Praça São Marcos, em Veneza.
Turistas andam em plataformas elevadas na Praça São Marcos, em Veneza.
REUTERS/Manuel Silvestri
De acordo com as previsões do centro, a “acqua alta”, que estava 1,1m acima do normal nesta tarde, deve atingir 1,4m de altura durante a noite. As casas de Veneza são adaptadas para não serem inundadas.

O fenômeno ocorre devido a uma conjunção entre maré elevada, fortes chuvas e refluxo regular das águas do mar Adriático em direção à laguna de Veneza. A pior ocorrência do fenômeno foi em 4 de novembro de 1966, quando a água subiu 194 centímetros, ano em que a Itália sofreu inundações catastróficas.

Desde então, o governo veneziano se prepara para a implantação do projeto “Moisés”, que consiste na instalação de 78 gigantescos diques móveis, com comprimento de 2 quilômetros, que protegem a cidade da entrada de água pela laguna. A obra, com custo estimado de 4 bilhões de euros, começou em 2003 e deve acabar em 2014.

A vulnerabilidade de Veneza se agravou ao longo dos anos, com mais de 50 inundações entre 1993 e 2002. A cidade afundou 23 centímetros durante o século 20.

Nesta quarta-feira, outras cidades italianas também sofreram com o mau tempo, da Sicília à Toscana. A situação deve melhorar amanhã, prometem os meteorologistas. 
 
Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/

Comentários

Mais visitados