Revitalização da praia de Matinhos (PR) ainda no projeto



Uma das obras mais esperadas para o litoral paranaense, a engorda da praia de Matinhos, ainda não tem data para sair do papel. A melhoria se encontra na fase da realização do projeto executivo, que detalha todas as etapas para a execução do trabalho e tem previsão para ser concluído no início de 2013. “Este projeto dá a ideia bem clara do que vai ser feito”, explica o diretor geral do Instituto das Águas do Paraná, Everton Souza. Só depois que o projeto executivo estiver pronto será possível buscar recursos com os governos federal, estadual e municipal, e então realizar a licitação da obra.

O trabalho deve durar pelo menos dez anos e compreende as seguintes etapas: realização da engorda da praia com a colocação de areia, instalação de rochas com grandes dimensões para impedir que a areia instalada se desloque, paisagismo da praia e da área urbana e ainda instalação de um sistema de
drenagem para a água da chuva.

Souza afirma que a engorda da praia não está atrasada. De acordo com ele, a licitação do projeto exige informações técnicas, mas são poucas as empresas no País que oferecem este serviço e todas elas já estavam envolvidas em outras obras. “Não posso dizer que o trabalho começa em 2013 ou em 2014. A partir do projeto técnico vamos buscar os recursos para a execução da obra. Não podemos pular etapas”.

Mão única

Esperando picos com mais de 500 mil pessoas em datas como o Réveillon e Carnaval, Matinhos alterou o sentido de algumas vias para melhorar o fluxo de veículos. A Avenida Maringá e a Rua Bandeirantes viraram binário e agora têm sentido único. Além disso, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rui Hauer, afirma que outras vias terão o sentido alterado. “As expectativas para esta temporada são as melhores possíveis, acreditamos que será uma das melhores dos últimos anos, considerando a grande procura para imóveis para locação e reserva em hotéis, que estão quase lotados”, diz.

Fonte:  http://www.parana-online.com.br

Comentários

Mais visitados