Fenômeno da Erosão Marinha em Atafona, RJ



O que é erosão?

Erosão é a remoção e transporte de solos, rochas, sedimentos, etc. provocados pela ação dos rios, ventos, ondas, correntes marinhas e das geleiras. A erosão está presente no desgaste e na construção dos relevos da superfície terrestre.



O fenômeno da erosão em Atafona

Desde os anos 50, Atafona vem sofrendo um processo de erosão das praias que atinge, também, as residências. Desde aquela época, a ação do mar derrubou 183 construções em 14 quadras, destruindo uma igreja, uma escola, um posto de gasolina, diversas casas de comércio, 2 faróis da marinha e moradias. A área atingida corresponde ao tamanho de 40 campos de futebol. A velocidade de erosão é variável ao longo do ano e pode ser mais intensa em alguns anos e menos em outros. A maior atividade erosiva ocorre de novembro até março. Nos outros meses a praia pode aumentar temporariamente. O mar avança quase 3 metros por ano sobre Atafona. Esta velocidade de erosão não é igual para toda a área, ou seja, as áreas mais baixas são erodidas com maior velocidade do que as mais elevadas. Os pesquisadores descobriram que a areia de Atafona é levada por uma corrente litorânea provocada pela chegada de ondas oblíquas (que não são retas) na praia.



Os fatores que provocam ou acentuam a erosão

A erosão pode ter causas naturais ou ser provocada pela ação humana (ver figura abaixo). Quanto menos água tem um rio, menor sua capacidade de transporte de sedimentos. Com a diminuição do material que constrói o delta (depósito de sedimentos nos locais onde os rios encontram-se com mares, lagos etc.), a taxa de destruição será maior que a de construção. Outro aspecto importante é que a saída de água do rio para o mar cria uma barreira natural (hidráulica) que diminui a força de impacto das ondas sobre o delta.



Fatores relacionados com as intervenções provocadas pelo homem:
  • Retirada de água do rio para abastecer cidades, agricultura, etc. – a redução do volume de água do rio diminui a ação de barreira hidráulica das águas do rio e deixa a parte sul do delta desprotegida do ataque das ondas de direção nordeste.
  • Construção de barragens para regularização do fluxo do rio – as barragens evitam enchentes e inundações, porém dificultam a chegada dos sedimentos até a foz, o que favorece a erosão.
  • Retirada de areia do canal do rio para a construção civil – também diminui a quantidade de sedimento que constrói o delta.
  • Colocação de espigões de pedra (chamados de guias correntes) – implantados da praia em direção mar adentro para manter o canal de navegação na foz, barram o sedimento, favorecendo a erosão.



Fatores naturais
  • Épocas de grandes estiagens – provocam a diminuição de sedimento para a foz e também reduzem a força da barreira hidráulica natural das águas do rio
  • Intensificação do vento nordeste- gera ondas oblíquas que transportam os sedimentos para sul.


Para onde vai a areia que sai de Atafona?

O sedimento erodido é transportado para sul em direção a Grussaí. Então, a medida que Atafona perde sedimentos, Grussaí ganha e fica com a praia mais larga.



“A Terra levou alguns bilhões de anos para construir as rochas, os minerais, as montanhas e os oceanos. Proteja esta obra-prima!”



Pedro Caetano | Biólogo
Fonte: Projeto caminhos geológicos, Lajemar – UFF, Geologia UERJ e DRM-RJ.
Retirado do Blog: www.skproducoes.com

Comentários

Estive em Atafona em dezembro de 2010 para participar de um Seminário sobre erosão costeira. A falta de ação para controlar a erosão neste belo e importante balneário do litoral norte fluminense é também, o responsável pela destruição do patrimônio publico, privado e ambiental existente. De lá para cá, já se passaram 2 anos da realização do evento e processo erosivo continua aumentando, isto é lamentável.