Considerações sobre Obras de Proteção Costeira: Revestimentos

Considerations of Coastal Protection Works: Revetments

Os Revestimentos são estruturas paralelas à linha de costa, seguindo o alinhamento que se pretende fixar, cuja função principal é conter os efeitos dos galgamentos e inundações, devido a tempestades e ressacas, nas zonas edificadas. Muitas vezes são utilizadas para proteção de calçadas, estradas e edifícios.


Figura 1- Enrocamento Arrumado na praia de Boa Viagem, Recife - PE.



São estruturas utilizadas para reforço do perfil de praia com o objetivo de proteger o recuo da linha de costa nas áreas situadas atrás da estrutura. Isto resulta no aprofundamento das cotas batimétricas do perfil de fundo, o que permite que ondas de maior altura atinjam a estrutura sem rebentar.


Figura 2 - Enrocamento na praia de Pau Amarelo, Paulista - PE.

Os Revestimentos são vulneráveis à instabilidade provocada pelas escavações inferiores, isto é, escavações feitas abaixo da base da obra, principalmente quando as fundações são feitas na areia. O aumento da energia incidente devido ao espraiamento, e aos galgamentos, também podem gerar instabilidade adicional a estrutura construída.


Figura 3 - Bagwall praia da Croa, Barra de Santo Antonio - AL.

Em todo o litoral do Nordeste encontramos diversos tipos de Revestimentos tais como: enrocamentos, muros de arrimo, gabiões e barra mar dissipador de energia Bagwall. 


Figura 4 - Bagwall na praia do Icaraí, Caucai - CE.

Dos Revestimentos já implantados no litoral do Nordeste, o dissipador de energia Bagwall é o tipo de obra que tem apresentado o melhor custo/benefício, contendo o avanço do mar e recuperando a praia natural recreativa.

Marco Lyra





 
 

Comentários